O Promotor de Justiça Allan Carlos Cobacho do Prado, da Comarca de Brasilândia, realizou palestras em todas as escolas da zona urbana do Município. O trabalho, desenvolvido nos anos de 2013 e 2014, atendeu as propostas do Projeto Promotoria de Justiça Contra a Evasão e a Violência Escolar (PROCEVE).

Com palestras em dois períodos, foram visitadas as seguintes escolas: Escola Municipal Antonio Henrique Filho, Escola Municipal Paulo Simões Braga, Escola Municipal Arthur Hoffig e Escola Estadual Adilson Alves da Silva. Sempre na companhia do Conselho Tutelar e com apoio da direção das escolas, o Promotor de Justiça falou diretamente aos pais e responsáveis dos estudantes.

Nos encontros, o Promotor de Justiça lembrou que crianças e adolescentes são seres em desenvolvimento e que necessitam de orientação e carinho visando a garantia de uma saudável formação moral.

Ainda orientou pais e responsáveis sobre temas relevantes, como a importância de suas presenças na vida escolar do filho, a importância do estudo, os malefícios decorrente do uso de drogas, sexo na adolescência e o respeito ao próximo. O Promotor de Justiça buscou tratar estes temas com a finalidade dos pais prevenirem surpresas desagradáveis, como evasão escolar, gravidez precoce, vícios em drogas e álcool, prostituição e violência. 

Ao finalizar as palestras, o Promotor de Justiça sempre citava o provérbio chinês com intuito de deixar uma mensagem de reflexão aos pais e responsáveis pelos alunos. “Quando fizer projetos para um ano, semeie arroz. Quando fizer projetos para dez anos, plante uma árvore. Se os projetos forem para uma vida inteira, eduque uma pessoa”.

Dando continuidade ao Projeto PROCEVE, o Promotor de Justiça informou que pretende visitar até o final de 2014 as escolas da zona rural de Brasilândia, incluindo a do Distrito Debrasa.

Por fim, o membro do Ministério Público informou que foi sua a iniciativa para implantação do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência) nas escolas do Município. O programa está sendo realizado em parceria com a Polícia Militar a partir deste 2º semestre de 2014.