Os Promotores de Justiça da Comarca de Ivinhema realizaram na quarta-feira (13/08) reunião com Policiais Civis e Militares de Ivinhema, Novo Horizonte do Sul e Angélica. A reunião ocorreu em razão da desativação da Comarca de Angélica, pois devido a isso as Promotorias de Justiça de Ivinhema passaram a responder de forma cumulativa pelos Municípios de Ivinhema, Novo Horizonte do Sul e Angélica, além de dois grandes Distritos, Amandina e Ipezal.

Na ocasião os Promotores de Justiça Daniel do Nascimento Britto, titular da 1ª Promotoria e Leonardo Dumont Palmerston, titular da 2ª Promotoria, ambos de Ivinhema, falaram a respeito do Controle Externo da Atividade Policial exercido pelo Ministério Público do Estado, sobre aspectos relevantes na atuação policial, notadamente nos crimes de homicídio, sobre as condutas que podem dar ensejo a eventual responsabilidade do policial por prática do crime de abuso de autoridade, sobre a garantia constitucional da inviolabilidade de domicílio e hipóteses de flagrante, além da importância de um trabalho bem desenvolvido pelos policiais e seus reflexos no êxito ou fracasso de uma ação penal.

A reunião contou com a presença dos Delegados de Polícia de Ivinhema, Ricardo Henrique Cavagna e Rodrigo Blonkowski, bem como do Comandante da Polícia Militar daquela cidade, Tenente Hoffman.

Para os Promotores de Justiça a aproximação do Ministério Público com as polícias Civil e Militar é extremamente importante, especialmente porque essas instituições trabalham para combater a criminalidade em prol da comunidade.

Os trabalhos iniciais desenvolvidos pelos policias militares e/ou civis servem de base para o ajuizamento de uma ação penal pelo Ministério Público contra aquele que descumpriu o ordenamento jurídico (praticou um crime), entretanto, para que o acusado seja de fato condenado, e, portanto, responsabilizado, é preciso mais do que as provas produzidas na fase investigativa. “É preciso comprometimento e dedicação dos policiais para que o trabalho iniciado por eles tenha ao final o êxito esperado por todos” finalizou o Promotor de Justiça Daniel do Nascimento Britto.