O Promotor de Justiça de Bonito, Luciano Loubet, participou de uma Audiência Pública no auditório da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Bonito para tratar da "Discussão acerca dos instrumentos legais de proteção aos rios de águas cristalinas". Participaram do evento, que aconteceu na quinta-feira (14/08), autoridades, biólogos, representantes de entidades de classe, ambientalistas e empresários.

A discussão teve por base o Projeto de Lei nº 126/14, que tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. O projeto institui área de proteção ambiental nas nascentes, áreas úmidas, brejos ou veredas dos rios da Prata, Formoso, Peixe, Aquidaban e afluentes e também estabelece outras normas para o uso e a proteção destas microbacias. 

Para o Promotor de Justiça Luciano Loubet, este é um momento de preocupação da população com rios de Bonito. "Temos que buscar soluções para garantir a preservação, o projeto vem ao encontro do desejo do Conselho de Meio Ambiente de Bonito que busca a preservação e o planejamento para que o meio ambiente não seja prejudicado", afirmou. O promotor sugeriu maior atenção ao problema da conservação dos solos da região. "Os rios de Bonito são um patrimônio e, se continuarmos degradando, o que vamos oferecer para nossos filhos?", questionou.

O presidente do Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (ISB), Eduardo Coelho, reforçou a importância de proteger as áreas úmidas e brejos, pois "são os pulmões dos rios e devem ser cuidados com muita atenção". 

Em seu discurso o secretário de Meio Ambiente de Bonito, Fabrício de Souza Maria, reforçou que "a população tem que participar, tem que se mobilizar, temos que buscar melhores caminhos, queremos cuidar dos nossos recursos naturais e protegê-los e para isso temos que ter posturas diferentes".

Já o vice-prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, falou da necessidade do debate. "Sou a favor da natureza e queremos que a produção e o turismo andem junto, preservando o meio ambiente", ponderou. O vereador Almir Peres Trindade (Ligeiro) lembrou que o Poder Público deve dar o bom exemplo. "A Câmara Municipal é parceira para ajudar naquilo que puder ajudar", frisou.

O evento foi proposto pelo presidente da Comissão de Turismo, Indústria e Comércio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado estadual Paulo Corrêa (PR).

Fonte: Com informações do “Portal da ALMS”

Foto: Roberto Okamura/ALMS