O Procurador-Geral de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, Humberto de Matos Brittes, fez na quinta-feira (25/09), o lançamento da Gestão por Processos - apresentação da Metodologia e Cronograma do Mapeamento de Processos para os responsáveis das áreas meio do MPMS. Esse trabalho é coordenado pela Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica do Ministério Público do Estado.

O evento foi aberto às 16h no Auditório Nereu Aristides Marques, na Procuradoria-Geral de Justiça, e contou ainda com as presenças dos Procuradores de Justiça Olavo Monteiro Mascarenhas e Marigô Regina Bittar Bezerra; do Chefe da Procuradoria-Geral de Justiça, Promotor de Justiça Paulo Cezar dos Passos; do Secretário-Geral do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, Promotor de Justiça Rodrigo Stephanini; e dos Assessores Especiais da PGJ, Promotores de Justiça Paulo César Zeni e Ricardo de Melo Alves.

Durante o evento, o Procurador-Geral de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, Humberto de Matos Brittes, disse que o Mapeamento de Processos está alinhado com as diretrizes do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e destacou a importância desse trabalho para o Ministério Público do Estado. O Procurador de Justiça Olavo Monteiro Mascarenhas, agradeceu o apoio da Procuradoria-Geral de Justiça para o desenvolvimento do trabalho e de sua equipe, que vem empenhada há bastante tempo nesse processo.

De acordo com o Promotor de Justiça Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, Supervisor de Planejamento e Gestão Estratégica da Procuradoria Geral de Justiça, a Metodologia do mapeamento de processos, que será aplicada no MPMS, está alinhada com as diretrizes sugeridas pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e também adotadas em outros MPs brasileiros. Salientou que a mudança efetiva de atitude, da cultura organizacional e a melhoria dos processos só podem ser conquistadas com o comprometimento e adesão dos seus integrantes, detentores do conhecimento organizacional.

Segundo o Promotor de Justiça, a participação e colaboração dos servidores são indispensáveis para a realização do Mapeamento dos Processos do MPMS, seja participando das reuniões de identificação e priorização dos processos, seja recebendo a equipe do Departamento de Planejamento e Gestão por Processos no seu local de trabalho para acompanhamento e discussões, entre outros assuntos.

Lembrou que no dia 16 de setembro de 2014 a equipe da Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégico, coordenada pelo Procurador de Justiça Olavo Monteiro Mascarenhas e pelo Promotor de Justiça Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, Supervisor de Planejamento e Gestão Estratégica da Procuradoria Geral de Justiça, apresentou a Metodologia e Cronograma do Mapeamento dos Processos da área meio do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul – MPMS à Administração Superior, a qual aprovou a Metodologia e Cronograma do Mapeamento dos Processos e autorizou a continuidade dos trabalhos.

O Diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica, Valdemison Massayoshi Thaada, abordou o tema Alinhamento da Gestão de Processos com os Objetivos Estratégicos do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul. Em seguida, Reginaldo de Oliveira Vilanova, Chefe da Divisão de Elaboração e Gestão de Projetos e de Captação de Recursos, que apresentará a Metodologia e o Cronograma do Mapeamento de Processos no Ministério Público de Mato Grosso do Sul.

Organização

A gestão de processos é uma ação inadiável e fundamental para as organizações responderem às mudanças que ocorrem constantemente em seu ambiente de atuação. Dessa forma, as instituições que quiserem prosperar na era da informação devem utilizar uma metodologia de análise e aprimoramento contínuo dos seus processos, tendo como base as estratégias e capacidades da organização. Assim, ao incorporar a gestão de processos, o Ministério Público brasileiro poderá canalizar as energias, habilidades e conhecimentos específicos de seus recursos humanos como meio para alcançar a excelência nos serviços prestados à sociedade.

A gestão por processos tem como foco principal mapear processos de maneira a identificar e registrar todas as atividades desenvolvidas, de maneira que a otimização dos processos esteja em alinhamento com os propósitos e objetivos estratégicos da organização, contribuindo não apenas para a melhoria do processo em si, mas também para a melhoria da eficiência e eficácia da organização como um todo.

Mesa

A mesa dos trabalhos foi presidida pelo Procurador-Geral de Justiça, Humberto de Matos Brittes e composta pelo Procurador de Justiça Olavo Monteiro Mascarenhas (Ouvidor do MPMS) e pelos Promotores de Justiça Rodrigo Stephanini e Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, Supervisor de Planejamento e Gestão Estratégica da Procuradoria Geral de Justiça.

Participantes

Participaram do evento os seguintes setores e responsáveis: Secretaria de Recursos Humanos, Secretaria da Tecnologia da Informação, Secretaria de Administração, Secretaria de Finanças, Secretaria de Distribuição e Acompanhamento Processual, Comissão Permanente de Licitação, Departamento de Engenharia, Departamento Superior dos Órgãos Superiores, Divisão de Apoio à Secretaria de Gabinete do Procurador-Geral de Justiça, Assessoria de Comunicação, Assessoria de Revisão, Departamento Especial de Apoio às Atividades de Execução (DAEX), Assessoria em Ciência da Terra, Departamento de Auditoria Interna, Assessoria Técnico Jurídica, Assessoria de Segurança (Militar), Cento de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, Assessoria Especial do Procurador-Geral de Justiça e Centro de Pesquisa, Análise de Pesquisa, Análise, Difusão e Segurança da Informação.