O Colégio de Procuradores de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul deu posse ao Promotor de Justiça Gilberto Robalinho da Silva como Procurador de Justiça durante solenidade que aconteceu sexta-feira (24/10), às 17h30min, no Auditório Dr. Nereu Aristides Marques, no prédio da Procuradoria-Geral de Justiça, no Parque dos Poderes, em Campo Grande/MS.

A sessão solene foi presidida pelo Procurador-Geral de Justiça e Presidente do Colégio de Procuradores de Justiça, Humberto de Matos Brittes. O Procurador de Justiça Gilberto Robalinho da Silva assume a vaga deixada com a aposentadoria do Procurador de Justiça Guilherme Ferreira Dutra Junior, ocorrida em setembro último.  A solenidade contou com a presença de Promotores de Justiça e de várias autoridades civis e militares, além de parentes e amigos do novo Procurador de Justiça.

O Conselho Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, durante a 37ª Reunião Ordinária realizada no dia 14 de outubro último, promoveu, pelo critério de antiguidade, para a 3ª Procuradoria de Justiça Criminal, segunda instância, o Promotor de Justiça Gilberto Robalinho da Silva.

O novo Procurador de Justiça Gilberto Robalinho da Silva foi recepcionado durante a sessão solene de posse pelos Procuradores de Justiça Sérgio Luiz Morelli e Mauri Valentim Ricciotti.

A Procuradora de Justiça Lenirce Aparecida Avellaneda Furuya, Secretária do Colégio de Procuradores de Justiça, fez a leitura do Termo de Compromisso e Posse do Promotor de Justiça Gilberto Robalinho da Silva no cargo de Procurador de Justiça.

A senhora Doracy Joana Robalinho da Silva, mãe do empossado, e a senhora Cirlene Alves Lelis Robalinho, esposa do empossado, procederam a entrega das vestes talares ao Procurador de Justiça Gilberto Robalinho da Silva e, em seguida, o conduziram ao seu assento no Colégio de Procuradores.

Em nome do Colégio de Procuradores de Justiça, o Procurador de Justiça Sérgio Luiz Morelli, saudou o empossado. O Advogado Mansour Elias Karmouche, Vice-Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Mato Grosso do Sul também fez saudações ao empossado.

O Promotor de Justiça Alexandre Magno Benites de Lacerda, Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público e Secretário-Geral da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público também fez saudações ao novo Procurador de Justiça.

Em seguida, fez uso da palavra o Procurador de Justiça Gilberto Robalinho da Silva, interrompendo várias vezes o seu discurso por causa da emoção.

O Hino Nacional foi interpretado por Lenilde Ramos (acordeom e voz) e Fábio Káida (harpa), que também fizeram uma apresentação musical durante a cerimônia.

Procuradores

Participaram da solenidade de posse os seguintes Membros do Colégio de Procuradores de Justiça: Sérgio Luiz Morelli, Mauri Valentim Ricciotti, Hudson Shiguer Kinashi, Irma Vieira de Santana e Anzoategui, Silvio Cesar Maluf, Antonio Siufi Neto, Evaldo Borges Rodrigues da Costa, Lucienne Reis D’Avila, Ariadne de Fátima Cantú da Silva, Edgar Roberto Lemos de Miranda, Marcos Antonio Martins Sottoriva, Esther Sousa de Oliveira, Aroldo José de Lima, Gerardo Eriberto de Morais, Sara Francisco Silva, Mara Cristiane Crisóstomo Bravo, Lenirce Aparecida Avellaneda Furuya e Helton Fonseca Bernardes.

Mesa

A mesa dos trabalhos foi composta pelo Procurador-Geral de Justiça Humberto de Matos Brittes; pelo Desembargador Paschoal Carmelo Leandro, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul; pelo Promotor de Justiça Alexandre Magno Benites de Lacerda, Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público e Secretário-Geral da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, no ato representando Norma Angélica Reis Cardoso Cavalcanti, Presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público; pelo Advogado Marsour Elias Karmouche, Vice-Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de MS; pelo Coronel PM Valter Godoy Rojas, Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul e pelo Major Rodrigo Police dos Santos, representando no ato o General de Exército Juarez Aparecido de Paula Cunha, Comandante do Comando Militar do Oeste.

Currículo do empossado

Graduado em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto – Unaerp no ano de 1989. Exerceu a advocacia de setembro de 1989 a 21 de janeiro de 1991, na cidade de Paranaíba/MS.

Aprovado em Concurso Público de Provas e Títulos, foi nomeado em 22 de janeiro de 1991, para exercer o cargo de Defensor Público do Estado de Mato Grosso do Sul (Diário Oficial nº 2975).

Exerceu as funções de Defensor Público de 1ª Entrância na comarca de Anaurilândia/MS até o dia 11 de junho de 1991 (Diário Oficial nº 2998).

Aprovado em Concurso Público de Provas e Títulos para ingresso na carreira do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, foi nomeado em 10 de junho de 1991, para exercer o cargo de Promotor de Justiça Substituto (Diário Oficial nº 3068). Tomou posse no dia 11 de junho de 1991.

Promovido para o cargo de Promotor de Justiça, no dia 28 de junho de 1991, tomou posse na comarca de Brasilândia/MS, onde exerceu as atribuições ministeriais até o mês de março de 1993.

Promovido para a comarca de Corumbá/MS, exerceu as funções ministeriais até o mês de outubro de 1998.

Promovido em 1998, exerceu o cargo de Promotor de Justiça de entrância especial até o dia 14 de outubro de 2014.

Atuou, em substituição legal, nas comarcas de Bataguassu, Aparecida do Taboado, Sidrolândia, Terenos e Rio Negro.

Como Promotor de Justiça da comarca de Campo Grande, exerceu as funções de Supervisor-Geral das Promotorias de Justiça e Supervisor das Promotorias de Justiça Criminais.

Exerceu a função de Assessor Especial do Procurador-Geral de Justiça no período de 23 de maio de 2000 (Ato nº 452/2000-PGJ, de 24.5.2000) a 14 de agosto de 2006 (Portaria 685/2006-PGJ, de 14.8.2006), durante os mandatos dos Drs. Sérgio Luiz Morelli e Irma Vieira de Santana e Anzoategui.

Promovido pelo critério de antiguidade, no dia 14 de outubro de 2014, para o cargo de Procurador de Justiça.