O Promotor de Justiça Paulo Cezar dos Passos, Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça apresentou na quarta-feira (22/10) o Projeto PGJ com Você, executado pela Procuradoria-Geral de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul no âmbito do Ministério Público do Estado, durante o 5º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público, promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

O 5º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público que teve início na terça-feira (21/10) e encerra na quinta (23/10) reúne, no Hotel Royal Tulip, em Brasília/DF, membros e servidores do MP para debater e trocar experiências nas áreas de comunicação social, gestão administrativa, gestão de pessoas, orçamento, tecnologia da informação, segurança institucional e controle interno.

O Projeto

O Procurador-Geral de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, Humberto de Matos Brittes, acompanhado por membros da Administração Superior do Ministério Público do Estado, depois do sucesso verificado durante 2013, retomou neste ano o Projeto PGJ com Você, percorrendo as Promotorias de Justiça e dialogando com os Promotores e Promotoras de Justiça.

Durante essas visitas, o Procurador-Geral de Justiça ouve as reivindicações de Promotores e Promotoras de Justiça, que muitas vezes não têm como estar pessoalmente na Administração Superior do MPMS para expor os seus problemas e as suas dificuldades no atendimento à população, muitas vezes pela distância ou por acúmulo de trabalho nas Promotorias.

O Projeto PGJ com Você é uma boa prática aprovada pelo CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) e agora está sendo levado adiante mais uma vez no Mato Grosso do Sul, com mais ênfase para estreitar as relações entre a Procuradoria-Geral de Justiça e as Promotorias de Justiça de todo o Estado.

Esse projeto PGJ com Você foi implantado durante o ano passado, na primeira administração do Procurador-Geral de Justiça Humberto de Matos Brittes e teve bons resultados.

Valorização

A Procuradoria Geral de Justiça idealizou o Projeto PGJ Com Você, com o objetivo de dinamizar a política de valorização dos Procuradores e Promotores de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, além de consolidar uma maior aproximação entre a Administração Superior e os Órgãos de Execução, por meio de encontros regionais, que são promovidos em parceria com a Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP).

Objetivos do Projeto

Aproximar a administração superior de todas as Procuradorias e Promotorias de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul; valorizar Procuradores e Promotores de Justiça em sua atividade-fim, com transparência e participação efetiva de todos; e identificar e buscar soluções para os principais problemas de cada região, destacando as suas particularidades.

Viagens de contato

A Procuradoria-Geral de Justiça busca personalizar o acompanhamento das dificuldades enfrentadas pelos Promotores de Justiça, por intermédio de visitas presenciais às comarcas. Foram percorridos, aproximadamente, 6.000 km, alcançando 95 Promotorias de Justiça. Com estas visitas, a meta é dinamizar a política de valorização dos Procuradores e Promotores de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul.

Foto: Silvana Kato