O Conselho Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul realizou terça-feira (16/12) a última sessão do ano. Os trabalhos foram presididos pela Procuradora-Geral de Justiça, em exercício, Mara Cristiane Crisóstomo Bravo.

Na oportunidade, a Procuradora de Justiça Mara Crisóstomo agradeceu a colaboração de todos os conselheiros, em seu nome e do Procurador Geral de Justiça, Humberto de Matos Brittes, pelo empenho dos Membros durante o biênio 2013/2014, “em especial aos Conselheiros Antonio Siufi Neto, Marigô Regina Bittar Bezerra, Belmires Soles Ribeiro, Amilton Plácido da Rosa, Edgar Roberto Lemos de Miranda e Marcos Antonio Martins Sottoriva, que se despedem deste Colegiado, pois se dedicaram com afinco e com esmero às funções Institucionais inerentes ao Conselho Superior do Ministério Público, contribuindo em muito para o aperfeiçoamento e engrandecimento desta Instituição”.

A Procuradora de Justiça ainda desejou boa sorte aos conselheiros que permanecem: Hudson Shiguer Kinashi, Evaldo Borges Rodrigues da Costa e Francisco Neves Junior. Também desejou boas vindas aos novos conselheiros eleitos: Lenirce Aparecida Avellaneda Furuya, Helton Fonseca Bernardes, Gilberto Robalinho da Silva, Ariadne de Fátima Cantú da Silva, Aroldo José de Lima, Adhemar Mombrum de Carvalho Neto e Luís Alberto Safraider. A todos desejou que tenham muito sucesso no biênio 2015/2016.

Ainda não se esqueceu do Procurador de Justiça Guilherme Ferreira Dutra Junior, que fez a sua despedida do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul em setembro último ao se aposentar. Ela destacou as qualidades do Procurador de Justiça durante os 30 anos em que atuou no Ministério Público do Estado. Ele deixou, ao se aposentar, suas funções no Conselho Superior e no Colégio de Procuradores de Justiça do Estado.

O Conselho se renova a partir de fevereiro, com a posse dos novos membros eleitos no dia 5 de dezembro de 2014. O Conselho, que conta com nove membros, todos Procuradores de Justiça, se reúne uma vez por semana.

Nove Conselheiros foram eleitos para o biênio 2015-2016. Foram eleitos os seguintes Procuradores de Justiça, que tomam posse em fevereiro de 2015: Francisco Neves Júnior, Silvio Cesar Maluf, Lenirce Aparecida Avellaneda Furuya, Helton Fonseca Bernardes, Hudson Shiguer Kinashi, Gilberto Robalinho da Silva, Ariadne de Fátima Cantú da Silva, Aroldo José de Lima e Evaldo Borges Rodrigues da Costa. Como suplentes foram eleitos Adhemar Mombrum de Carvalho Neto e Luís Alberto Safraider.

Despedida

Durante a última sessão do ano do Conselho, vários conselheiros usaram da palavra para fazer suas despedidas e desejar boas festas a todos, entre os quais, o Procurador de Justiça Antonio Siufi Neto, que se expressou da seguinte forma:

“Despedindo-me deste Egrégio Conselho Superior

Gostaria de dizer que aqui cheguei eleito como Conselheiro Suplente, depois, fui eleito Conselheiro representante da 2ª Instância, em seguida representante da 1ª Instância, e neste último mandato como Conselheiro eleito por todos os integrantes da classe.

Tive assento como Procurador de Justiça Criminal, como Corregedor-Geral e como Presidente deste Conselho, no cargo de Procurador-Geral de Justiça, durante oito anos de intensa atividade ministerial.

Somente para ilustrar nossa fala, relembro que tive de recorrer ao nosso Conselho Nacional do MP, para que pudesse concorrer a este último mandato, e obtive decisão favorável do Dr. Tramujas, atual Corregedor Nacional do MP, tendo sido reconduzido pela classe, em expressiva votação, na qual serei eternamente grato.

Penso que colaborei com o engrandecimento deste Conselho, durante longos anos, participei ativamente de suas decisões, resoluções, e sempre pautei minha atuação no estrito cumprimento do dever legal, atendendo as disposições das leis e regimentos, de forma que tenho a consciência de missão cumprida.

Não concorri neste último pleito, pois entendo que, devemos dar oportunidade aos novos Procuradores de Justiça para o exercício desta nobre função, até para que amadureçam como integrantes da 2ª Instância, e percebam o real funcionamento da nossa Instituição.

Quero dizer a todos, com muita humildade, que aprendi muito no cargo de Conselheiro.

É neste Conselho que vivenciamos o dia-a-dia do Promotor de Justiça nas suas múltiplas áreas de atuação. Reconhecemos seus intelectos e a vocação de cada um no exercício de seu mister; e percebemos o quanto cresceu quantitativamente e qualitativamente o nosso Ministério Público.

Foram quatro mandatos ininterruptos, intensamente ativos, acompanhando a mobilização da classe, nossas lutas nacionais, conquista institucionais, a manutenção de prerrogativas e atribuições constitucionais, que certamente marcaram nossa passagem neste Conselho; e quero dizer a todos, da felicidade que foi conviver com V.Exas., meus pares, os órgãos de execução (Promotores e Promotoras de Justiça de todo Estado), Assessores e todos servidores que participam das nossas sessões semanalmente.

A todos um até breve, continuarei a desempenhar minhas funções no Colégio de Procuradores, no Centro de Apoio do Patrimônio Público e Social, na Corregedoria-Geral, e sempre seguindo, e evoluindo, para que possamos estar sempre reinventando o nosso papel institucional.

Muito Obrigado”.

Na foto, o Procurador de Justiça Antonio Siufi Neto, que deixa o Conselho Superior