O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da 67ª Promotoria de Justiça de Direitos Humanos e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) inauguraram na quinta-feira (18/12), às 9h, o Parque Infantil Adaptado, no Parque das Nações Indígenas, próximo ao lago, com entrada pela Rua Ivan Fernandes Pereira. A iniciativa da implantação do parque foi da CDL, uma das parceiras do MPMS na Campanha de Conscientização “Essa Vaga é Muito Especial”.

Essa campanha da 67ª Promotoria de Justiça de Direitos Humanos, que começou em Campo Grande, mas foi levada por Promotores de Justiça para outros municípios de Mato Grosso do Sul, trata das políticas de acessibilidade no que concerne à garantia de direitos das vagas especiais destinadas às Pessoas Com Deficiências (PCD) e Idosos, tanto em ambiente externos (ruas) como internos (estabelecimentos comerciais) e de transporte público, assentos e demais adequações necessárias para o transporte seguro.

A campanha foi lançada em 11 de setembro de 2014 pelo Ministério Público do Estado e seus parceiros através da Comissão de Promoção à Acessibilidade, em evento realizado no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (CREA/MS).

Segundo a Promotora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva Passos, este é o primeiro parque adaptado de Campo Grande e do Centro Oeste e a iniciativa possibilitará a inclusão de muitas crianças que necessitam de acessibilidade e a melhor maneira de garantir essa acessibilidade é proporcionar um espaço de brincadeiras. A Promotora de Justiça falou de sua satisfação em ver entregue a praça em tempo bastante rápido, sendo uma demonstração efetiva de compromisso com a sociedade pela CDL e seus parceiros comerciais. Salientou que o parque representa muito para um grande número de crianças e famílias.

Segundo o presidente da CDL, Ricardo Kuninari, “as crianças que possuem qualquer tipo de impedimento físico para se divertir já podem comemorar, pois este parquinho adaptado chega para oferecer condições de diversão. Essas crianças poderão brincar entre elas e também com outras crianças, proporcionando interação neste momento tão especial. A CDL não poderia encerrar este ano de muitas atividades sem desenvolver um projeto como este”.

Ricardo Kuninari contou com a participação de várias pessoas para executar a implantação do parque. O projeto foi doado pelo arquiteto Rubens Leles e sua execução, além da CDL, contou com a participação da Associação dos Lojistas do Shopping Campo Grande e da administração do Shopping, além da Federação das Associações Comerciais do Estado, representada no ato pelo seu presidente, Alfredo Zamlutti Junior, que prometeu trabalhar para conscientizar comerciantes de outros Municípios do Estado para implantar em suas cidades parques dessa natureza.

O presidente da CDL disse que o parque pode ser ampliado, desde que ocorram doações de novos equipamentos. Ricardo Kuninari disse que o parque é uma iniciativa da CDL, mas a conquista é daquelas crianças que realmente precisam de um espaço como este.

O corte da fita inaugural foi feito por Ricardo Kuninari e pela Promotora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva Passos. Depois ocorreu o descerramento de placa. Vários parceiros da CDL no projeto estiveram presentes.

 

Na foto, o momento do corte da fita inaugural do Parque Infantil Adaptado

Veja outros detalhes do evento

Foto 2; foto 3; foto 4; foto 5.