O Procurador-Geral de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, Humberto de Matos Brittes, prestigiou a posse da nova administração do Tribunal de Justiça do Estado. O Desembargador João Maria Lós assumirá a Presidência do Tribunal, o Desembargador Paschoal Carmello Leandro responderá pela Vice-Presidência e o Desembargador Julizar Barbosa Trindade será o novo Corregedor-Geral de Justiça. A solenidade aconteceu sexta-feira (30/01/2015), a partir das 17h, no plenário do Tribunal Pleno do Palácio da Justiça Des. Leão Neto do Carmo, no plenário do Tribunal Pleno, no Palácio da Justiça.

O Procurador-Geral de Justiça do Estado esteve acompanhado do Secretário-Geral do Ministério Público do Estado de MS, Promotor de Justiça Rodrigo Stephanini; do Promotor de Justiça Alexandre Lima Raslan, da 34ª Promotoria de Justiça de Campo Grande e Membro Auxiliar da Presidência do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP); do atual Presidente da ASMMP, Promotor de Justiça Alexandre Magno Lacerda, e do Presidente eleito para o próximo biênio, Promotor de Justiça Lindomar Rodrigues, além de outros Procuradores e Promotores de Justiça. O Conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Alexandre Berzosa Saliba, representou a entidade no evento.

O Procurador-Geral de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, Humberto de Matos Brittes ao usar da palavra destacou a atuação do Desembargador Paschoal Carmello Leandro, que em tão pouco tempo (desde outubro de 2014), desenvolveu um excelente trabalho frente ao TJMS, sendo empreendidas importantes medidas para o crescimento do Poder Judiciário. Também destacou o trabalho da Desembargadora Tânia Garcia de Freitas Borges frente à Corregedoria Geral de Justiça.

Aos novos dirigentes do Tribunal de Justiça do Estado, o Procurador-Geral de Justiça de MS desejou sucesso e falou da importância do trabalho em conjunto que o Ministério Público do Estado vem realizando com o Judiciário.

Na oportunidade, o Procurador-Geral de Justiça do Estado enfatizou que o Ministério Público do Estado colocará em funcionamento neste ano o Sistema de Automação da Justiça do Ministério Público (SAJ/MP), que é um avançado sistema de informações desenvolvido para a gestão dos processos judiciais e administrativos, estes últimos compreendidos em procedimentos, representações e atendimentos, e o controle das demais atividades exercidas pelo Ministério Público.

O Sistema SAJ/MP foi concebido e desenvolvido para atender as necessidades do Ministério Público, levando em consideração todas as suas particularidades. Automatiza o trabalho dos Promotores, Procuradores e servidores do MP, oferecendo tecnologias desenvolvidas especificamente para a gestão do processo digital.

A solenidade

A solenidade foi aberta pelo Desembargador Paschoal Carmello Leandro, até então Presidente do Tribunal de Justiça do Estado e contou com a presença do Governador Reinaldo Azambuja; do representante da Assembléia Legislativa, Deputado Junior Mochi, além de outras autoridades. Logo após a transmissão de cargo, o Desembargador João Maria Lós assumiu a presidência dos trabalhos.

O novo presidente afirmou que “muito me honra a manifestação de apoio e muito me envaidece ser presidente do nosso Tribunal. Sou juiz de carreira há 33 anos, sempre participei das atividades do Judiciário – este mesmo Judiciário do Estado que me adotou e à minha família. Aqui criei meus filhos e pretendo permanecer até o fim”, confessou. Lós disse ainda que tem uma grande preocupação em manter a qualidade dos serviços no Poder Judiciário de MS, que é elogiado no Brasil pela qualidade, rapidez e pela leveza no quadro de magistrados e servidores.

Conheça

João Maria Lós é paulista de São José dos Campos e ingressou na magistratura em maio de 1981, na Comarca de Miranda. Foi promovido ao cargo de desembargador em junho de 1997, atuou como vice-presidente do TJMS no biênio 2005/2006. Recentemente presidiu o Tribunal Regional Eleitoral de MS.

Paschoal Carmello Leandro é natural de Corumbá e formado pela Faculdade de Direito de São Carlos (SP). Ingressou na magistratura em maio de 1983, quando foi nomeado para exercer o cargo de juiz substituto na 5ª Circunscrição, em Aquidauana. Foi promovido a desembargador em fevereiro de 2005

Julizar Barbosa Trindade é natural de Ouro Branco, na Bahia, e formou-se em Direito na Fundação Educacional Eurípedes Soares da Rocha de Marília (SP). Ingressou na magistratura sul-mato-grossense em fevereiro de 1982, como juiz substituto em Corumbá. Foi promovido a desembargador, em fevereiro de 2007.

 

Na foto, o Procurador-Geral de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, Humberto de Matos Brittes, discursa em nome do Ministério Público do Estado, saudando os novos dirigentes do Tribunal de Justiça

Foto: Thayssa Malluff