Camapuã, a 140 quilômetros de Campo Grande/MS, será a comarca piloto para o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul começar a operar a partir de segunda-feira (30/03/15), o Sistema de Automação da Justiça do Ministério Público (SAJ-MP). A implantação do sistema naquela cidade acontecerá às 10h com a presença do Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, Humberto de Matos Brittes e dos Promotores de Justiça membros do Comitê Gestor de Implantação do SAJ/MP, Cristiane Mourão Leal Santos, e o Promotor de Justiça Paulo César Zeni, Assessores Especiais da PGJ.

O Sistema, lançado em 15 de agosto de 2014 na Procuradoria-Geral de Justiça, em Campo Grande, é um programa avançado de informações desenvolvido para a gestão dos processos judiciais e administrativos, estes últimos compreendidos em procedimentos, representações e atendimentos, e o controle das demais atividades exercidas pelo Ministério Público.

Desde o ano passado, uma equipe de técnicos do Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação de Mato Grosso do Sul (CETI), órgão da Procuradoria-Geral de Justiça, em conjunto com técnicos da empresa Softplan, vem trabalhando nesse sistema para iniciar o treinamento dos Membros do Ministério Público do Estado.

O sistema não é desconhecido da Instituição, pois o MPMS vem atuando maciçamente nos processos judiciais eletrônicos do sistema SAJ-TJ (Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul), mediante o uso de senhas cedidas pelo Poder Judiciário.

Nesta primeira fase da implantação, os Membros e servidores da comarca de Camapuã participarão do curso de treinamento que será ministrado pela Softplan, cuja finalidade primordial é proporcionar o conhecimento necessário à utilização do Sistema SAJ/MP para o desenvolvimento do trabalho diário das Promotorias de Justiça.

Após o treinamento e com a entrada em funcionamento do sistema, a equipe do Comitê Gestor juntamente com os consultores da empresa Softplan, permanecerão na comarca de Camapuã para acompanhamento “in loco” dos primeiros momentos de efetiva operacionalização do sistema.

O SAJ/MP foi concebido e desenvolvido para atender as necessidades do Ministério Público, levando em consideração todas as suas particularidades. Automatiza o trabalho dos Promotores, Procuradores e servidores do MP, oferecendo tecnologias desenvolvidas especificamente para a gestão do processo digital, tais como GED, workflow, pasta digital e certificação digital.

 

Na foto, os Promotores de Justiça Cristiane Mourão Leal Santos e Paulo César Zeni, com os técnicos do Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação de Mato Grosso do Sul (CETI), nesta semana, durante os preparativos para o treinamento em Camapuã

Foto: Schimene Duque Weber/Estagiária MPMS