"O planejamento exige a centralização de esforços para se estabelecer os caminhos a serem seguidos". Este é um dos focos da publicação "Inovação por Meio de Projetos", elaborada pela Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP), por meio do Fórum Nacional de Gestão do Ministério Público (FNG-MP). Lançada em 2014, a cartilha fornece dicas a membros e servidores do Ministério Público na elaboração de projetos.

De acordo com a publicação, ao lidarmos com os desafios, maiores esforços são exigidos, necessitando assim o efetivo planejamento para o enfrentar as situações que surgirão, a fim de atingir o resultado almejado.

Com planejamento, também são identificadas as dificuldades que podem surgir e as consequências, caso venham a ocorrer. Dessa maneira, é possível se preparar da melhor forma para enfrentá-las, diminuindo impactos e reduzindo riscos e prejuízos.

A gestão por projetos, além de propiciar concretude ao planejamento, induz o incremento da capacidade de produzir valor por uma Instituição, a exemplo dos valores da execução (custo e tempo), da integração e do aprendizado entre os colaboradores.

O alinhamento ao planejamento da organização, a disseminação/visibilidade dos resultados, a clara definição dos papéis e responsabilidades, o aumento do foco, a transparência dos processos decisórios e a adequada alocação dos recursos são alguns dos benefícios dessa nova cultura institucional.

Por meio do trabalho em equipe, o projeto possibilita mais integração entre membros, servidores e outros órgãos ou entidades parceiras do Ministério Público.

A cartilha destaca, ainda, que os projetos devidamente formalizados também proporcionam a replicação e podem ser aproveitados até mesmo por outro ‘autor’, que conhecerá os caminhos percorridos, os recursos exigidos, os riscos surgidos e o prazo provável para a conclusão.

Confira, também, o Banco Nacional de Projetos do CNMP, que já conta com inúmeras experiências bem sucedidas no âmbito Institucional.

Confira mais dicas na cartilha.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Conselho Nacional do Ministério Público