A Promotora de Justiça de Direitos Humanos de Campo Grande, Jaceguara Dantas da Silva Passos, fará duas palestras nesta semana, sendo a primeira na quarta-feira (25/03), durante o I Encontro Municipal de Mulheres com Deficiência de Campo Grande/MS e a segunda, na quinta-feira feira (26/03), na Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul, durante a primeira edição do Projeto “Mulheres: Diálogos e Desafios”.

O I Encontro Municipal de Mulheres com Deficiência de Campo Grande/MS, que acontece no auditório do IMPCG (Av. Ernesto Geisel, esquina com Av. Fernando Correa da Costa), a partir das 13h, é da Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Políticas e Ações Social e Cidadania (SAS) e pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SEMMU).

Campo Grande possui cerca de 200 mil pessoas com alguma deficiência, destes, 53 mil são mulheres, de acordo com dados divulgados pelos promotores do evento.

A realização deste primeiro encontro está a cargo das secretarias e do COPED/SAS, uma Coordenadoria de Políticas para Pessoas com Deficiência, com a parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Conselho Municipal de Apoio aos Direitos das Pessoas com Deficiência e do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, além de 21 entidades especializadas em atendimento às pessoas com deficiência.

O encontro tem como público alvo as mulheres que possuem algum tipo de deficiência, e também profissionais que atuam no segmento. O objetivo é mobilizar este segmento em torno da inclusão social e cidadania, na perspectiva de conscientização e reconhecimento de seu potencial na participação ativa da sociedade e mercado de trabalho, dentre outras vertentes, como o papel democrático, que cria políticas públicas voltadas para a concretização de anseios.

Com o tema “Mulheres com Deficiência: garantia dos seus direitos e sua atuação social”, o encontro será o ponto de partida para a criação de uma Comissão de Mulheres com Deficiência, para pautar junto à entidade, agendas, temas e metas, estimulando a reflexão sobre o papel da mulher e a importância de sua atuação e na defesa de seus direitos e de sua inclusão social. A partir deste ato, a Comissão deverá gerar e programar, ações de políticas públicas na Capital, mais direcionadas, e com maior eficácia.

Fundação de Cultura de MS

A Promotora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva Passos fará palestra na quinta-feira (26/03), na Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul, durante a primeira edição do Projeto “Mulheres: Diálogos e Desafios”.

O evento está sendo realizado pela Secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, Vice-Governadora Rose Modesto e pela Subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja Roca.

O tema da palestra será “As Mulheres na conquista e garantia dos Direitos Humanos”, tendo como debatedoras Cleuza Pedrosa, Presidente do Conselho Estadual de Direitos da Mulher e Cris Duarte, Presidente da ONG Bem Mulher.

 

Na foto, a Promotora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva Passos