O Procurador-Geral de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, Humberto de Matos Brittes, foi agraciado pelo Comando Militar do Oeste, com o Diploma de Colaborador Emérito do Exército. A solenidade aconteceu sexta-feira (17/04), no Quartel do CMO em Campo Grande, com a presença do alto oficialato do Exército na região e de outras autoridades dos Poderes Executivo, Judiciário, Legislativo, Ministério Público do Estado e Defensoria Pública do Estado.

A solenidade acontece a partir das 9h30min durante as festividades do Dia do Exército, comemorado em 19 de abril, sendo presidida pelo General de Exército Juarez Aparecido de Paula Cunha, Comandante do CMO. A honraria foi entregue pelo General Comandante do CMO.

O Diploma de Colaborador Emérito do Exército tem como finalidade agraciar personalidades e instituições civis, brasileiras ou estrangeiras que possuam elevado conceito na classe e na comunidade a que pertençam e tenham participado de ação destacada ou serviço relevante em prol do Exército Brasileiro. Durante a solenidade militar, ainda foi entregue a Medalha da Ordem do Mérito.

Acompanharam o Procurador-Geral de Justiça, o seu Chefe de Gabinete, Promotor de Justiça Alexandre Magno Benites de Lacerda; o seu Assessor Especial Ricardo de Melo Alves; e o Promotor de Justiça Lindomar Tiago Rodrigues, presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP).

Outras condecorações

No dia 27 de fevereiro último, o Procurador-Geral de Justiça recebeu da Marinha do Brasil, em Ladário/MS, a Medalha do Mérito Tamandaré. O Comandante da Marinha do Brasil, acolhendo proposta do Conselho da Ordem do Mérito Naval, resolveu, pela Portaria nº 518, de 6 de novembro de 2014, conceder-lhe a Medalha do Mérito Tamandaré ao Procurador-Geral de Justiça.

A Medalha do Mérito Tamandaré agracia autoridades, instituições e pessoas, civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços, no sentido de divulgar ou fortalecer as tradições da Marinha do Brasil, honrando os seus feitos ou realçando os seus vultos históricos. A concessão dessa medalha far-se-á por decreto do Presidente da República, mediante proposta do Ministro da Marinha.

No dia 25 de fevereiro deste ano, o PGJ recebeu a Medalha Tiradentes, no Comando Militar da PMMS; e, em 2 de julho do ano passado recebeu a Medalha Imperador Dom Pedro II,  do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de MS.

Os homenageados

Além do Procurador-Geral de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, Humberto de Matos Brittes, ainda foram agraciados com o Diploma de Colaborador Emérito do Exército, o Desembargador João Maria Lós, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado; Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), Procurador de Justiça Silvio Cesar Maluf (representado pelo Secretário-Adjunto da SEJUSP, Procurador de Justiça Helton Fonseca Bernardes); e o Superintendente Regional do Patrimônio da União, Mário Sérgio Sobral Costa.

Também foram agraciados o Coronel Aviador Potiguara Vieira Campos, Comandante da Base Aérea de Campo Grande; o Coronel PM Deusdete Souza de Oliveira, Comandante da PMMS, representado pelo Coronel Francisco de Assis Ovelar; Coronel Edilson Osnei Nazareth Duarte, Coordenador Geral de Policiamento Aéreo; Jerson Domingos, Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado; e o Desembargador Paschoal Carmelo Leandro, Vice-Presidente do TJMS.

O Exército ainda homenageou com o Diploma, os Desembargadores Francisco das Chagas Lima Filho e Marcio Vasques Thibau de Almeida, do Tribunal Regional do Trabalho (24ª Região); o Desembargador aposentado Joenildo de Sousa Chaves, do TJMS; o suplente de senador Pedro Chaves dos Santos Filho;o ex-deputado Federal de MS Akira Otsubo; e o Coronel Aroldo Luiz Estevão.

Completa a relação dos homenageados o Coronel Santiago Sotto Mendes Filho; senhor Tarley Cândido Barbosa; senhora Severina da Silva; o senhor Carlos Prestes Sanches; e o Centro de Orientação e Desporto de Aventura de Campo Grande na pessoa do senhor Arilson Lima da Silva.

 

Foto 1 - Na foto de capa, o Procurador-Geral de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, Humberto de Matos Brittes, o segundo da esquerda para a direita

Foto 2 – O Procurador-Geral de Justiça, Humberto de Matos Brittes, o segundo da esquerda para a direita

Foto 3 – O Procurador-Geral de Justiça, Humberto de Matos Brittes com o General de Exército Juarez Aparecido de Paula Cunha, Comandante do CMO

Foto 4 – O Secretário-Adjunto da SEJUSP, Procurador de Justiça Helton Fonseca Bernardes, que representou o Secretário Silvio Cesar Maluf

Foto 5- O Promotor de Justiça Alexandre Magno Benites de Lacerda, o Procurador-Geral de Justiça e os Promotores de Justiça Lindomar Tiago Rodrigues e Ricardo de Melo Alves;

 

Fotos: Pedro Centeno de Oliveira/Estagiário MPMS