Depois da entrada em funcionamento com sucesso nas Promotorias de Justiça de Camapuã/MS, o Sistema de Automação da Justiça do Ministério Público (SAJ-MP) começa a ser implantado na Ouvidoria do Ministério Público do Estado. Técnicos e Promotores de Justiça membros do Comitê Gestor de Implantação do SAJ/MP, técnicos da Secretaria da Tecnologia da Informação (STI) e os técnicos da Softplan iniciaram os treinamentos do pessoal desse órgão, que é o primeiro no âmbito da Procuradoria-Geral de Justiça a receber essa equipe.

Esse treinamento visa proporcionar o conhecimento necessário à utilização do Sistema SAJ/MP para o desenvolvimento do trabalho diário da Ouvidoria. Após o treinamento e com a entrada em funcionamento do sistema, a equipe do Comitê Gestor, juntamente com os consultores da empresa Softplan e os técnicos da STI, iniciarão os trabalhos nos demais órgãos da Procuradoria-Geral de Justiça.

Treinamentos serão ministrados no Centro de Pesquisa, Análise, Difusão e Segurança da Informação (CI) da PGJ, Corregedoria-Geral do Ministério Público do Estado, Procuradorias de Justiça, no Departamento Especial de Apoio às Atividades de Execução (DAEX), no Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça (CAOMA), no Colégio de Procuradores de Justiça do Estado de MS e no Conselho Superior do Ministério Público do Estado

O Sistema de Automação da Justiça do Ministério Público (SAJ-MP) lançado no dia 30/03, às 10h, em Camapuã, a 140 quilômetros de Campo Grande/MS, começou a operar no dia 06/04, após treinamentos dos Promotores de Justiça e servidores daquela comarca. Camapuã foi escolhido como comarca piloto para a implantação do Sistema no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul.

O Sistema, apresentado em 15 de agosto de 2014 na Procuradoria-Geral de Justiça, em Campo Grande, é um programa avançado de informações desenvolvido para a gestão dos processos judiciais e administrativos, estes últimos compreendidos em procedimentos, representações e atendimentos, e o controle das demais atividades exercidas pelo Ministério Público.

Desde o ano passado, uma equipe de técnicos do Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação de Mato Grosso do Sul (CETI), órgão da Procuradoria-Geral de Justiça, em conjunto com técnicos da empresa Softplan, vem trabalhando nesse sistema para iniciar o treinamento dos Membros do Ministério Público do Estado.

O sistema não é desconhecido da Instituição, pois o MPMS vem atuando maciçamente nos processos judiciais eletrônicos do sistema SAJ-TJ (Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul), mediante o uso de senhas cedidas pelo Poder Judiciário.

 

Na foto, o Procurador de Justiça Olavo Monteiro Mascarenhas, Ouvidor do MPMS; os Promotores de Justiça do Comitê Gestor, Cristiane Mourão Leal Santos e Paulo César Zeni; técnicos da Secretaria da Tecnologia da Informação (STI) e da Softplan e os funcionários da Ouvidoria.

 

Foto: Schimene Duque Weber /Estagiária do MPMS