Foi realizada em Dourados, pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul mais uma edição do Projeto Promotoria Comunitária: MP Mais Perto de Você. Já em sua oitava edição, a ação iniciou no dia 18/5 e vai até o dia 1º/6, com ciclo de palestras para pais e alunos das escolas da rede municipal e estadual de ensino, totalizando sete escolas.

Durante as palestras ministradas pelo idealizador e coordenador do Projeto, Promotor de Justiça Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, são abordados temas de parcerias entre o Ministério Público, a Escola e a família. Além de explicar e divulgar o trabalho realizado pelo Ministério Público, Ishikawa enfatiza em suas palestras temas como comportamento, respeito, cidadania, dever, disciplina, consciência e solidariedade, para que assim, as crianças, no futuro, possam ser cidadãos do bem.  

De acordo com a professora Cristiane Yassuko Miazzaki Imagava, da Escola Estadual Rotary Drº Nelson de Araújo: “O projeto é muito interessante e as palestras são essenciais, pois o Promotor de Justiça fala de deveres, valores e, com isso, resgata a família. E quando o Promotor une a família, a escola e a Promotoria, fica ainda mais claro o papel de cada um. E nós, professores, além de felizes, nos sentimos estimulados ao notar a mudança de comportamento dos alunos, em sala de aula. Estou maravilhada”.

Nesta edição, participam do projeto a Escola Municipal Armando Campos Belo, a Escola Municipal Professor Manuel Santiago, a Escola Municipal Vereadora Albertina Pereira de Matos, a Escola Municipal Frei Eucário Schmitt, a Escola Estadual Viegas Machado, a Escola Estadual Rotary Dr. Nelson de Araújo, e a Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo.

Já no sábado (23/5), durante o dia todo, foi realizada a Ação Social, onde a população da cidade de Dourados pode contar com serviços de assistência social, jurídicos, estéticos, odontológicos, de fisioterapia, nutrição e agronomia. Foram realizados ainda, exames de glicemia e anemia, aferição da pressão arterial, limpeza de pele, corte de cabelo, pintura facial, brincadeiras, teatro, além da apresentação do grupo “Ginasloucos”, Rap, Fanfarra, Banda de Música do Exército, entre outros.

Durante a ação social, foram registradas a presença de 573 pessoas no período matutino e 684 no período vespertino.

“A ação social deste sábado foi fantástica, tivemos uma grande participação da comunidade e, principalmente, dos alunos. Isso é fundamental para nos incentivar, e para mostrar a todos que precisamos acreditar em um mundo melhor. Ações como estas propõem a reflexão, principalmente para os pais, que precisam entender que eles têm nas mãos um grande tesouro, que são os filhos, e que vale a pena investir, pois a educação é necessária para que a criança, o adolescente seja uma pessoa do bem”, afirma o Promotor de Justiça.

Entre os parceiros da iniciativa estão a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada – Exército Brasileiro, Faculdade Anhanguera de Dourados, Centro de Controle de Zoonoses, Corpo de Bombeiros, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS Canaã I), Grupo Amor Exigente, Guarda Municipal, Ouvidoria do Ministério Público Estadual, Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Polícia Rodoviária Federal, Procon Municipal de Dourados, Samu, Sanesul, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) – Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN).

Projeto

O Projeto “Promotoria Comunitária: MP Mais Perto de Você” teve início no ano de 2012 e tem como principal objetivo aproximar o Ministério Público da sociedade. Em 2014, foi premiado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), na categoria Comunicação e Relacionamento. Concluída a oitava etapa, o projeto alcançará a marca de 25 mil alunos que assistiram às palestras, com mais de 30 mil atendimentos, envolvendo cerca de 700 profissionais e mais de 2500 acadêmicos.

Com a realização da próxima etapa em setembro, o Projeto concluirá o atendimento das nove áreas inicialmente planejadas, abrangendo todos os bairros da cidade, quando então serão atendidas todas as escolas da rede pública de Dourados.

Texto e fotos: Elizete Alves