O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul vai sediar em Campo Grande/MS, nos dias 27 e 28 de maio o encontro Ação Nacional – Multiplicando a Estratégia Gestão de Custos, promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O evento, que acontece no auditório do Novotel, na Avenida Mato Grosso, será aberto na quarta-feira às 8h30min pelo Conselheiro do CNMP, Cláudio Henrique Portela do Rego, Presidente da Comissão de Planejamento Estratégico – CPE) e pelo Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul Humberto de Matos Brittes.

O evento reunirá representantes de todos os Ministérios Públicos do País, que estarão envolvidos em palestras e oficinas de trabalho durante esses dois dias em Campo Grande. O primeiro assunto do evento a ser tratado está relacionado a Informações sobre o Fórum Nacional de Gestão e a Ação Nacional – Gestão de Custos, pelos Membros Auxiliares do CNMP: Jairo Cruz Moreira (Promotor de Justiça do MPMG), Luis Gustavo Maia Lima (Promotor de Justiça do MPDFT) e Ludmila Reis Brito Lopes (Procuradora do Trabalho MPT).

Nesse mesmo dia, das 17h às 17h45min, Valdemilson Massayoshi Thaada, Secretário de Planejamento e Gestão do MPMS e Coordenador do Grupo de Trabalho de Gestão de Custos e do Comitê de Políticas de Gestão Orçamentária do Fórum Nacional de Gestão (FNG), fará a apresentação da Proposta do Grupo de Trabalho de Gestão de Custos, do Comitê de Políticas de Gestão Orçamentária e Financeira (CPGO), do Fórum Nacional de Gestão (FNG) do CNMP.

Thaada discorrerá sobre o Projeto de Implantação de Centros de Custos no Ministério Público Brasileiro, que tem como objetivo a implantação de custos, mediante adoção de Centros de Custos em todos os ramos do Ministério Público Brasileiro, de forma a produzir informações gerenciais destinadas à Administração Superior de cada unidade do Ministério Público, com o escopo de auxiliar os gestores no desempenho de suas funções administrativas.

Esse projeto tem como objetivo específico identificar os custos na prestação de serviços à sociedade, pelo Ministério Público Brasileiro, em nível de centros de custo, proporcionando diretrizes para a apuração de sua eficiência, eficácia e efetividade e possibilitar ao Ministério Público a tomada de decisões estratégicas, tática ou operacionais a partir das informações produzidas, bem como atender os ditames das leis de Responsabilidade Fiscal e de acesso à informação, possibilitando uma avaliação dos gastos públicos pela própria sociedade.

No dia 28, das 8h30min às 10h, o Chefe do Departamento de Gestão por Processos do MPMS, Reginaldo de Oliveira Vilanova, coordenará a Oficina de Trabalho: identificação das dificuldades para implantação efetiva do Sistema de Informação de Custos no Ministério Público brasileiro.

Ainda durante o evento, no dia 28, das 10h20min ao meio dia, o Promotor de Justiça do MPMS e Coordenador do Grupo de Trabalho de Gestão de Projetos do Fórum Nacional de Gestão (FNG), Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa coordenará Oficina de Trabalho: elaboração de projeto para implantação efetiva do Sistema de Informação de Custos no Ministério Público brasileiro.

No período da tarde, das 14h às 15h, haverá Oficina de Trabalho com a apresentação do projeto de implantação do Sistema de Informação de Custos no Ministério Público brasileiro pelos representantes de cada grupo, com a participação do Promotor de Justiça Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa.

 

Foto: Valdemilson Massayoshi Thaada durante reunião preparatória para o evento

 

Veja a programação do evento:

Ação Nacional – Multiplicando a Estratégia

Gestão de Custos

 

27 de maio de 2015 (quarta-feira)

8h30 às 12h:

08h30 às 09h – Credenciamento

09h às 9h30 – Abertura do evento pelo Conselheiro do CNMP, Cláudio Henrique Portela do Rego (Presidente da Comissão de Planejamento Estratégico – CPE) e pelo Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, Humberto de Matos Brittes.

09h30 às 10h – Informações sobre o Fórum Nacional de Gestão e a Ação Nacional – Gestão de Custos. Membros Auxiliares do CNMP: Jairo Cruz Moreira – (Promotor de Justiça do MPMG), Luis Gustavo Maia Lima (Promotor de Justiça do MPDFT) e Ludmila Reis Brito Lopes (Procuradora do Trabalho MPT).

10h /10h20 – Café com Networking

10h20 às 12h00 – Ministério Público de Santa Catarina - MPSC e sua experiência com Gestão de Custos. Adauto Viccari Júnior (Coordenador-Geral Administrativo do MPSC).

12h00 às 14h00:

Intervalo para Almoço

14h00 às 18h:

14h00 às 15h00 – Ministério Público do Distrito Federal e Territórios - MPDFT e sua experiência com Gestão de Custos. Anne Araujo Comber Correa de Oliveira Andrade (Analista de Orçamento e Chefe da Seção de Acompanhamento de Custos do MPDFT).

15h00 às 16h00 – Advocacia-Geral da União – AGU e sua experiência com Gestão de Custos – Danilo de Freitas Queiroz (Coordenador de Orçamento e Finanças da Advocacia-Geral da União).

16h às 16h15 – Café com Networking

16h15 às 17h00 – Ministério Público do Estado de Rondônia e sua experiência com Gestão de Custos. Gilmaio Ramos de Santana (Integrante do Departamento de Contabilidade do MPRO e Subcoordenador do Grupo de Trabalho de Gestão de Custos do Fórum Nacional de Gestão – FNG).

17h00 às 17h45 – Apresentação da Proposta do Grupo de Trabalho de Gestão de Custos, do Comitê de Políticas de Gestão Orçamentária – CPGO, do Fórum Nacional de Gestão – FNG. Valdemilson Massayoshi Thaada (Secretário de Planejamento e Gestão do MPMS, Coordenador do Grupo de Trabalho de Gestão de Custos e do Comitê de Políticas de Gestão Orçamentária do – FNG).

17h45 às 18h – Deliberações e encerramento dos trabalhos do dia. Membros Auxiliares do CNMP: Jairo Cruz Moreira (Promotor de Justiça do MPMG), Luis Gustavo Maia Lima (Promotor de Justiça do MPDFT) e Ludmila Reis Brito Lopes (Procuradora do Trabalho MPT).

 

 

28 de maio de 2015 (quinta-feira)

8h30 às 12h:

8h30 às 10h – Oficina de Trabalho: identificação das dificuldades para implantação efetiva do Sistema de Informação de Custos no Ministério Público brasileiro. Reginaldo de Oliveira Vilanova (Chefe do Departamento de Gestão por Processos do MPMS).

10h /10h20 – Café com Networking

10h20 às 12h00 – Oficina de Trabalho: elaboração de projeto para implantação efetiva do Sistema de Informação de Custos no Ministério Público brasileiro. Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa (Promotor de Justiça do MPMS e Coordenador do Grupo de Trabalho de Gestão de Projetos do Fórum Nacional de Gestão – FNG).

12h00 às 14h00:

Intervalo para Almoço

14h às 16h30:

14h às 15h - Oficina de Trabalho: apresentação do projeto de implantação do Sistema de Informação de Custos no Ministério Público brasileiro pelos representantes de cada grupo. Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa (Promotor de Justiça do MPMS e Coordenador do Grupo de Trabalho de Gestão de Projetos do Fórum Nacional de Gestão – FNG).

15h às 16h – Plenária e Assinatura do Acordo de Resultados. Luis Gustavo Maia Lima (Promotor de Justiça do MPDFT), Ludmila Reis Brito Lopes (Procuradora do Trabalho MPT) e Rogério Carneiro Paes (Integrante da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP).

16h às 16h30 - Encerramento do evento pelo Conselheiro do CNMP, Cláudio Henrique Portela do Rego (Presidente da Comissão de Planejamento Estratégico – CPE) e pelo Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, Humberto de Matos Brittes.

16h30 – Café com Networking