O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul melhorou a sua posição no “ranking” do Portal da Transparência do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), divulgado na sexta-feira (26/6), passando do penúltimo lugar para a 12ª posição no Transparentômetro, ficando com 85,66% das metas cumpridas, referente ao mês de junho de 2015.

A posição do MPMS melhorou muito após a entrada em funcionamento do novo Portal da Transparência, em 15 de maio de 2015. O CNMP está em primeiro lugar no “ranking” do cumprimento do Portal da Transparência do Ministério Público brasileiro. Em seguida, estão o Ministério Público de Santa Catarina e o Ministério Público Federal. No total, a lista é composta pelo Conselho, por 26 unidades do Ministério Público dos Estados e pelos quatro ramos do Ministério Público da União (Federal, Militar, Distrito Federal e Territórios e do Trabalho).

O “ranking” é fruto do trabalho realizado pela Comissão de Controle Administrativo e Financeiro do CNMP (CCAF), que verifica, a cada três meses, se os sítios das unidades do Ministério Público da União e dos Estados estão cumprindo disposições das Resoluções CNMP nºs 86/2012, 89/2012 e 115/2014. As normas dispõem sobre o Portal da Transparência do MP e a regulamentação da Lei de Acesso à Informação (LAI) no âmbito do Ministério Público.

A Comissão apura o atendimento aos 251 itens do Novo Manual do Portal da Transparência, cujo lançamento ocorreu no dia 16 de junho. A CCAF destaca que a maioria dos Ministérios Públicos vem atendendo a maior parte dos itens, o que pode ser percebido no relatório geral de cumprimento das referidas normas, conhecido como “Transparentômetro”. Essa metodologia permite saber quais itens estão sendo cumpridos, total ou parcialmente, quais estão sendo descumpridos e quais estão desatualizados, por MP. Dessa tabela se extrai o “ranking” nacional de cumprimento da transparência pelo Ministério Público.

Em breve, o conselheiro e presidente da CCAF, Jeferson Luiz Pereira Coelho, vai enviar aos Procuradores-Gerais de todas as unidades dos Ministérios Públicos da União e dos Estados exemplares do Novo Manual do Portal da Transparência, o relatório da verificação e o “ranking”.

Portal da Transparência

Conforme estipulado na Resolução CNMP nº 86/2012, o Portal da Transparência do Ministério Público é instrumento de controle social da execução orçamentária, financeira e administrativa dos Ministérios Públicos da União e dos Estados.

O Manual do Portal da Transparência foi elaborado pelo Comitê Gestor Permanente do Portal da Transparência do MP. O documento orienta e padroniza a divulgação de informações sobre a execução orçamentária, financeira e administrativa de todo o Ministério Público brasileiro.

 

Fonte: Com informações do “site” do CNMP

“Links” úteis

Ranking

Transparentômetro