Amanda Anderson de Souza, acadêmica do curso de Direito do Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande, é a primeira transexual a se formar no referido curso superior no Estado de Mato Grosso do Sul.

A apresentação do trabalho de conclusão de curso (LGBT: O Arco-íris Sangra por Direitos Humanos Igualitários) aconteceu na quinta-feira (2/7/15) pela manhã, às 8h, com a presença da Promotora de Justiça dos Direitos Humanos de Campo Grande, Jaceguara Dantas da Silva Passos. A acadêmica obteve nota 10 em seu trabalho.

Atualmente, Amanda é funcionária do Centro de Referência em Direitos Humanos de Prevenção e Combate à Homofobia (CENTRHO), que funciona na Casa da Assistência Social e da Cidadania (Rua Cândido Mariano, 713, Centro, http://www.sedhast.ms.gov.br/centrho/).

O CENTRHO foi criado em junho de 2006, a partir de uma parceria entre o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, no âmbito do Programa Brasil sem Homofobia.

A homofobia é um termo criado para identificar o ódio, a aversão e a discriminação de uma pessoa contra homossexuais e a homossexualidade. O preconceito e a violência a qualquer comunidade resultam da falta de conhecimento da sociedade sobre determinados grupos e da falta de políticas públicas para a equalização do individuo quanto à sociedade em geral.

 

Na foto, Amanda (a terceira da esquerda para a direita) com a Promotora de Justiça dos Direitos Humanos de Campo Grande, Jaceguara Dantas da Silva Passos, a última à direita

Na foto, Amanda com a Promotora de Justiça