Promotores de Justiça e os servidores ocupantes dos cargos de Técnico I e II e Assessores Jurídicos, lotados nas Promotorias de Justiça das comarcas de Brasilândia, Nova Andradina, Sonora e Chapadão do Sul, foram convocados pelo Procurador-Geral de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, Humberto de Matos Brittes, para participarem do curso de capacitação do Sistema de Automação da Justiça do Ministério Público (SAJ-MP), nos dias 9 e 10 de julho de 2015, das 8h às 11h e das 13h às 18h, na sala de reuniões do Colégio de Procuradores de Justiça, na sede da Procuradoria–Geral de Justiça, em Campo Grande/MS.

Nessa nova etapa do Projeto Guaicuru, Promotores de Justiça e servidores irão receber capacitação para a utilização do sistema, que já está implantado em unidades do MPMS. Após os treinamentos, que totalizarão 16 horas de aula, os servidores das unidades capacitadas terão acompanhamento de uma semana, onde eventuais dúvidas poderão ser sanadas.

O SAJ-MP, lançado no dia 30/3/15, em Camapuã, a 140 quilômetros de Campo Grande/MS, começou a operar no dia 6/4/15, após treinamentos dos Promotores de Justiça e servidores daquela cidade. Camapuã foi escolhida como comarca piloto para a implantação do Sistema no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul.

Servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e Promotores de Justiça membros do Comitê Gestor de Implantação do SAJ-MP farão os treinamentos do pessoal dessas comarcas, as primeiras do interior após Camapuã.

Esse treinamento visa proporcionar o conhecimento necessário à utilização do Sistema SAJ-MP para o desenvolvimento do trabalho diário das Promotorias de Justiça. Após o treinamento e com a entrada em funcionamento do sistema, a equipe do Comitê Gestor, juntamente aos consultores da empresa Softplan, responsável pelo Sistema, e os técnicos da STI, iniciarão os trabalhos nas demais Promotorias de Justiça do interior, cumprindo calendário previamente estabelecido.

O Sistema, apresentado em 15 de agosto de 2014 na Procuradoria-Geral de Justiça, em Campo Grande, é um programa avançado de informações desenvolvido para a gestão dos processos judiciais e administrativos, estes últimos compreendidos em procedimentos, representações e atendimentos, e o controle das demais atividades exercidas pelo Ministério Público.

Desde o ano passado, uma equipe de técnicos do Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação do MPMS (CETI), órgão da Procuradoria-Geral de Justiça, em conjunto aos técnicos da Softplan, vem trabalhando nesse sistema para capacitar todos os integrantes do Ministério Público do Estado.