O Promotor de Justiça Ricardo Rotunno, do Meio Ambiente, Habitação, Urbanismo, Patrimônio Histórico e Cultural, realizou reunião com empresários na quarta-feira (26/8), no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced), visando fomentar ações e alertar sobre a importância da conscientização quanto ao descarte de resíduos sólidos pelo segmento empresarial.

O Promotor de Justiça afirmou que a destinação desses resíduos para reutilização ou reciclagem tem valor econômico e social, acrescentando: “Em um futuro muito próximo, as empresas que não cumprirem sua responsabilidade socioambiental não terão mais espaço no mercado”.

Segundo o Promotor de Justiça, a reunião com empresários integra um ciclo de atividades promovidas pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul para conscientizar toda a sociedade sobre o descarte correto dos resíduos sólidos. Além da classe empresarial, a abordagem deste assunto também inclui os cidadãos em geral, empresários da indústria, e o poder público. “Precisamos despertar a consciência de que esta responsabilidade é compartilhada. O descarte correto precisa ser inserido na vida do produto por meio de ações concretas”, argumentou o Promotor, finalizando, que “agora buscaremos ações espontâneas, para após, se necessário, buscar a responsabilidade”.

Ainda segundo o Promotor Ricardo Rotunno, além da audiência preliminar realizada com o Município de Dourados, por meio de suas Secretarias Municipais, com a Câmara Municipal, mediante o vereador Dirceu Aparecido Longhi, e com os agentes ambientais cadastrados junto à AGECOLD (Associação dos Agentes Ecológicos de Dourados), e desta audiência com os empresários, está ocorrendo concomitantemente o fomento da educação ambiental junto às escolas municipais, com uma gincana, a qual, até a presente data, já recebeu de coleta promovida por alunos e familiares mais de seis toneladas de materiais recicláveis (garrafas PET, latinhas, jornais, etc.), que serão destinados à associação dos agentes.

As reuniões setoriais mencionadas e a gincana culminarão com a realização de Audiência Pública sobre os resíduos sólidos, marcada para o dia 24 de setembro na Câmara Municipal de Dourados, onde se fechará o ciclo objetivando despertar a consciência sobre a destinação, formal e material, dos resíduos, e uma "parceria" para viabilizar a reciclagem de forma efetiva e com menor custo, prestigiando o desenvolvimento sustentável e a logística reversa.