Comemorou, dia 24 de novembro de 2015, nove anos de implantação das Promotorias de Justiça de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

Em 2006, após a entrada em vigor da Lei 11.340/2006 – Lei Maria da Penha – foram instaladas duas Promotorias, tendo como primeiros titulares os Promotores de Justiça Silvio Amaral Nogueira de Lima e Ana Lara Camargo de Castro.

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul tem recebido destaque local e nacional pela atuação firme e consistente na defesa dos direitos da mulher, sendo precursor de várias teses jurídicas que firmaram jurisprudência nos Tribunais Superiores.

Atualmente, o MPMS conta com cinco Promotorias Especializadas na Lei Maria da Penha: quatro localizadas no prédio da Rua da Paz, em Campo Grande, que atuam perante as 1ª e 2ª Varas de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e têm como titulares os Promotores de Justiça Ana Lara Camargo de Castro, Renzo Siufi, Fernando Jorge Manvailer Esgaib e Helen Neves Dutra da Silva; e uma na Casa da Mulher Brasileira, que tem como titular a Promotora de Justiça Luciana Amaral Rabelo.

Todas as Promotorias de Justiça atuam sob a coordenação do Nevid (Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher), comandado pelo Procurador de Justiça Francisco Neves Junior.

Confira fotos de reuniões e eventos das Promotorias de Justiça: Foto1, Foto2, Foto3, Foto4, Foto5, Foto6