MPMS e Empresa Vivo firmam parceria na divulgação nacional da campanha de combate à corrupção

 

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul por meio do Procurador-Geral de Justiça Humberto de Matos Brittes e do Procurador de Justiça Antonio Siufi Neto, Coordenador da Campanha “O que você tem a ver com a corrupção?” no Estado e a Empresa Telefônica Vivo Brasil S/A, representada pelo Gerente de Divisão Regional Heriberto Jenivaldo Liberatti, celebraram na última quinta-feira (8), um Termo de Parceria com a finalidade de dar apoio e ampliar a divulgação da Campanha “O que você tem a ver com a corrupção?” no MS.

 

O Termo firmado entre as partes prevê, dentre outras ações, o envio de duzentos mil SMS aos clientes da Vivo no Mato Grosso do Sul, de forma aleatória, uma única vez, no dia 15 de agosto de 2013, com a seguinte mensagem: Dica Vivo: combater a corrupção depende de todos. Uma ação do Ministério Público Brasileiro - CNPG. Saiba mais em www.oquevocetemavercomacorrupcao.com.

 

O presente instrumento formaliza o cumprimento do Termo de Cooperação Técnica e Adesão nº 002/2012, firmado entre o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) e a empresa Vivo em 17 de outubro de 2012.

 

O Procurador-Geral de Justiça Humberto de Matos Brittes destacou a importância da parceria entre o Ministério Público de Mato Grosso do Sul e a Vivo e parabenizou a empresa por engajar na campanha de combate a corrupção. “Essa é uma forma de trabalhar em conjunto e mostrar a sociedade que estamos atentos”, ressaltou.

 

Sobre a parceria, o Procurador de Justiça Antonio Siufi Neto, Coordenador da Campanha no Estado, também ressaltou a importância da participação da Vivo na divulgação da campanha. “Considero cada cliente um vetor que vai nos ajudar a levar em frente essa mensagem de combate à corrupção”, finalizou.

 

Campanha: O que você tem a ver com a corrupção?

 

Em 2008, com o apoio efetivo do CNPG e da CONAMP, iniciou-se a nacionalização da campanha, ganhando força com o ato nº 001/2008 do CNPG, que determinava a institucionalização da campanha no âmbito dos Ministérios Públicos Estaduais e Federal.

 

O lançamento nacional ocorreu em Brasília no dia 16 de março de 2008, no auditório do edifício-sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e contou com a presença de Procuradores, Promotores, Ministros de Estado, Presidentes de Tribunais Superiores, Magistrados, Parlamentares e artistas, que usaram a camisa da campanha, num ato simbólico de engajamento ao combate à corrupção.

 

A corrupção é um mal que afeta toda a sociedade, pois arruína a prestação dos serviços públicos e o desenvolvimento social e econômico dos países, corrói a dignidade dos cidadãos, deteriora o convívio social e compromete a vida das gerações atuais e futuras. A luta contra a corrupção exige uma mudança cultural e de comportamento de cada cidadão, porque uma sociedade só se modifica quando os indivíduos que a compõem se modificam. Isoladamente, pode parecer difícil, mas com o comprometimento e esforços de todos é possível detê-la.

 

Para enfrentar essa batalha uma das principais armas é a educação. Apenas com a formação de cidadãos conscientes, comprometidos com a ética, a moral, a cidadania e a honestidade, poderemos construir uma sociedade livre da corrupção.

 

Outro fator relevante nesta batalha é a adoção de medidas que contribuam para a diminuição da burocracia judicial e para a melhoria dos serviços da Justiça, com o fim de tornar mais eficaz a punição de corruptos e corruptores. Esta visão estimula a criação de soluções possíveis de serem executadas, como a atuação preventiva por meio da mobilização e conscientização social. É extremamente importante conscientizar a juventude sobre as consequências dos vícios e das condutas desonestas.

 

Partindo desta premissa e diante das dificuldades de se coibir práticas corruptas que estão arraigadas na sociedade brasileira, considerando que uma das soluções seria a atuação preventiva dos agentes sociais, deu-se início a uma campanha de mobilização e conscientização social.

 

A campanha “O que você tem a ver com a corrupção?” acredita na transformação pela educação e na conscientização das crianças e jovens como caminho para um Brasil mais justo e mais sério. É preciso, a partir de nossas próprias condutas diárias, dar o exemplo às novas gerações, mostrando a elas que ser ético vale a pena. Portanto, não podemos desanimar. Vamos juntos varrer a corrupção do nosso Brasil, pois, um dos direitos mais importantes do cidadão é o de não ser vítima dela.