O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da 67ª Promotoria de Justiça de Direitos Humanos, reuniu na quinta-feira (2/7) representantes municipais e estaduais para tratar sobre o evento social para pessoas em situação de rua. A reunião aconteceu a partir das 14h, no Auditório Dra. Claudia Menezes Pereira, no prédio das Promotorias de Justiça, na Rua da Paz, ao lado do Fórum.

Este é o terceiro encontro para tratar do evento #RuaEmAção, que deverá ser realizado na próxima segunda-feira (6/7), das 15h às 20h, na Rua Oclécio Barbosa Martins, 259, Vila Progresso. A ação conta com a parceria de órgãos estaduais, municipais e privados na oferta de alguns serviços direcionados à população de rua e moradores da região.

Durante o #RuaEmAção, serão disponibilizados serviços sociais, cadastro da Bolsa-Família, expedições de RG e Carteira de Trabalho, serviço de atendimento odontológico, clínica geral, cortes de cabelo, manicure e testes de HIV, hepatite e DST; a Base Aérea de Campo Grande (BACG) vai encaminhar um médico e dois dentistas, e a Secretaria de Assistência Social do Município (SAS) realizará abordagem social, ao passo que a Secretaria de Saúde do Município (SESAU) montará consultório na rua. O Rotary Clube e a TV Morena, que realizam campanha do agasalho, entregarão 300 peças, e a Associação Comercial de Campo Grande fornecerá lanches”.

Na reunião, a Promotora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva Passos ressaltou a importância da participação de todos os órgãos presentes para que o evento seja realizado com sucesso e que, desta forma, a população em situação de rua receba atendimentos na área pedagógica, de acolhimento, com palestras educativas sobre cidadania, redução de danos, orientação para documentação e demais auxílios sociais.

A mesa de trabalhos foi presidida pela Promotora de Justiça, que teve ao seu lado o Presidente do Conselho Comunitário de Segurança da Região Central, Adelaido Luiz Spinosa Vila, e o Tenente-Coronel Edmilson Lopes da Cunha, da Polícia Militar/MS.

Também estiveram presentes no encontro representantes: da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), que integra a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (SEDHAST); da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SEMMU); do Centro de Triagem e Encaminhamento ao Migrante (Cetremi); do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CENTRO-POP); da SAS; da Fundação do Trabalho (Funtrab); da BACG; da Fundação Social do Trabalho de Campo Grande (Funsat); da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp); da SESAU; do Conselho Comunitário de Segurança da Região Central; da Associação de Moradores da Vila Progresso; e da empresa Bartz.

Fotos: Schimene Duque Weber

Foto 1: A Promotora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva Passos durante o encontro

Foto 2: Os participantes do encontro na tarde de quinta-feira