As Promotoras de Justiça Ana Lara Camargo de Castro e Helen Neves Dutra da Silva, com atuação em PJs da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, participaram A participaram de audiência pública na quinta-feira (28/8/2015), na Assembleia Legislativa do Estado, em comemoração aos nove anos da criação da Lei Maria da Penha (11.340/2006). A Promotora de Justiça Ana Lara representou no evento o Procurador-Geral de Justiça, Humberto de Matos Brittes, e a Promotora de Justiça Helen Neves representou o Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (NEVID), do MPMS.

O evento foi proposto pela Deputada Estadual Mara Caseiro. “Toda mulher tem direito de ser livre, de tomar suas decisões, de querer garantir a criação dos filhos em paz e com segurança. Esta lei veio para que os crimes não ficassem impunes e temos que comemorar”, afirmou a deputada.

Segundo dados divulgados pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) durante a audiência pública, o número de denúncias de violências cometidas contra mulheres aumentou 40% este ano em Mato Grosso do Sul. De 1º de janeiro a 15 de agosto de 2015 foram 4.338 casos.

De acordo com a delegada titular da DEAM, Rosely Molina, são em média mais de 700 homens presos por ano em Mato Grosso do Sul. “O trabalho da nossa delegacia existe há 30 anos. Atendemos de 80 a 120 mulheres por dia. Não pode deixar de denunciar e a sociedade tem que se unir; denuncie anonimamente, se for o caso. Precisamos rever conceitos para evitar mortes. Com as denúncias e medidas protetivas, estamos avançando”, explicou a delegada.

Segundo a Promotora de Justiça Ana Lara, o maior mérito da Lei Maria da Penha é trazer à tona as desigualdades de gênero no País. “Precisamos de uma transformação de mentalidades. Temos que entender que o combate é uma questão de Direitos Humanos. É preciso sensibilizar as pessoas que prestam atendimento a essa mulher e entender que às vezes demora para procurar ajuda”, elucida.

Palestra

A analista de Políticas Sociais da Secretaria de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da Presidência da República, Elisa Sardão Colares, palestrou durante a audiência e alertou que a violência pode ser tanto física, quanto psicológica e/ou sexual. Ela apresentou dados da Organização das Nações Unidas (ONU) de 2014, em que 70% das mulheres do mundo já sofreram ou sofrerão violência e que uma em cada cinco são ou serão vítimas de violência sexual.

“Dos 25 países com maiores taxas, 14 são da América Latina, pois neles há a sensação de impunidade, além do menosprezo pela mulher ser quase cultural. Temos que mudar o pensamento das próprias mulheres. Elas não merecem isso. A cada 1h30min uma mulher morre no País pelo simples fato de ser mulher”, alerta Elisa.

Dados apresentados pela palestrante ainda mostram pesquisa do Data Senado de 2015, em que 25% das mulheres que não denunciam seus agressores alegam, em primeiro lugar, o medo na criação dos filhos; em segundo, o medo da vingança do agressor; em terceiro, a esperança de que é a última vez em que será agredida; em quarto, o medo da impunidade; e em quinto lugar, a vergonha em denunciar.

“Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), estima-se 500 mil casos de estupro por ano no Brasil, sendo que só 50 mil são denunciados ao ano. Ou seja, só 10% são registrados do total dos que devem acontecer. Quando a mulher tem coragem de denunciar, ela já vem sofrendo a violência faz tempo. Isso é um problema social e não devemos nos calar. As mulheres têm direitos e os agressores não ficarão mais impunes”, resumiu a palestrante.

Também estiveram presentes na audiência a Deputada Estadual Grazielle Machado; a subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, Luciana Azambuja; representantes da Defensoria Pública, da Câmara de Campo Grande, do movimento de mulheres negras, indígenas e LGBT pedindo políticas específicas e grupos coletivos de mulheres que promovem o bem-estar social e o empoderamento das mesmas.

 

Fonte: Com informações da Assessoria de Comunicação Social da Assembleia Legislativa

 

Confira as fotos do evento:

Foto 1; Foto 2