Durante o evento “Boas Práticas para Processos de Ministérios Públicos”, que ocorreu em Maceió/AL, nesta quinta e sexta-feira, os MPs que utilizam o Sistema de Automação da Justiça (SAJ) criaram o Comitê de Gestores SAJ-MP. O objetivo é aproximar as instituições que adotam a solução para compartilhamento de informações e troca de experiências.

Conforme o Procurador de Justiça Antiógenes Marques de Lira, Subprocurador-Geral Judicial e Presidente do Comitê Estratégico de Tecnologia e Informação (CETI) do Ministério Público de Alagoas, a criação do grupo de gestores do SAJ-MP é de fundamental importância para tornar ainda mais efetiva a prestação jurisdicional e, assim, beneficiar a sociedade. “Ao compartilharmos as experiências que dão certo em outros estados, podemos adotar estas práticas e beneficiar as sociedades locais”, conta.

Ele explica que o Comitê inicia uma nova era de comunicação e relacionamento entre as instituições que adotam o SAJ e também com a Softplan, desenvolvedora do sistema. Os encontros serão momentos para discutir também as questões mais técnicas, como as relacionadas aos contratos, desenvolvimento, implantação, evolução e melhoria contínua da solução SAJ.

“Buscamos uma relação duradoura, baseada na confiança, sustentabilidade, e valorizando as pessoas; não por coincidência, estes são os valores que norteiam a empresa”, destaca Antiógenes.

O Coordenador de Negócios da Softplan Alexandre Vedovelli complementa: “A exemplo dos encontros de gestores do SAJ-Tribunais, o compartilhamento de experiências é um exemplo de trabalho colaborativo que dá certo. As discussões passam a ser padronizadas e direcionadas para que os MPs possam otimizar seus recursos e trilhar o melhor caminho das boas práticas jurisdicionais”.

O próximo encontro já tem data definida: 16 de novembro, em Brasília/DF. Participam do Comitê representantes dos Ministérios Públicos Estaduais de Santa Catarina, Acre, Mato Grosso do Sul e Alagoas.

No primeiro encontro, estiveram presentes: do MPSC, o Presidente da Comissão para Desenvolvimento do Sistema de Informação e Gestão (SIG), Promotor de Justiça Laudares Capella Filho, e o Gerente de Processos Digitais, Paulo Cesar Allebrandt; do MPAC, o Coordenador do SAJ-MP e Presidente do CETI, Promotor de Justiça Rogério Voltolini Muñoz, e a assistente administrativa Enayle Faino dos Reis; do MPMS, a Presidente do CETI, Promotora de Justiça Cristiane Mourão Leal Santos, e a Chefe de Divisão de Projetos e Serviços de TI, Sabrina Lopes Baes; do MPAL, o Presidente do CETI, Procurador de Justiça Antiógenes Marques de Lira, e o Diretor do Centro de Gerenciamento de Informática, Marcel de Castro Vasconcelos, além de membros e servidores.

Sobre o SAJ

O Sistema de Automação da Justiça (SAJ) é o principal colaborador para a implantação do processo digital na Justiça brasileira. É adotado por mais de 30 instituições, entre Ministérios Públicos, Tribunais e Procuradorias estaduais e municipais, que, em conjunto, representam mais de 60% dos processos que tramitam na esfera estadual da primeira instância. Adequado tanto para processos físicos como digitais e desenvolvido em parceria com a Softplan, o SAJ é feito sob medida para as necessidades específicas de cada um dos operadores de Direito.

Fonte e foto: Assessoria de Comunicação – Unidade de Justiça Softplan/Poligraph

Confira as fotos do evento:

Foto1, Foto2