Teve início na quarta-feira (2/9) a “I Ciranda de Ouvidorias do Estado de Mato Grosso do Sul”, promovida pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de sua Ouvidoria, e aControladoria-Geral da União no Mato Grosso do Sul (CGU-Regional/MS). A abertura oficial do evento ficou a cargo do Procurador de Justiça e Ouvidor do MPMS, Olavo Monteiro Mascarenhas.

O evento, que acontece até sexta-feira (4/9) no auditório do Centro Universitário de Campo Grande (UNAES), começou no período da manhã com a “5ª Reunião Ordinária da Rede de Ouvidorias Públicas do Estado de Mato Grosso do Sul (REDE)”.

À tarde a mesa de autoridades foi presidida pelo Ouvidor do MPMS, e composta também pelo Chefe da Controladoria-Geral da União no Mato Grosso do Sul (CGU-Regional/MS), José Paulo Julieti Barbiere; pelo Ouvidor-Geral da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Josué Fermon Ribeiro; pelo Ouvidor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Carlos Martins de Almeida Prado; pelo Superintendente do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, Cláudio Wanderley Luz Saab; e pelo Promotor de Justiça e Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP), Lindomar Tiago Rodrigues.

O Ouvidor do MPMS, Olavo Monteiro Mascarenhas agradeceu a presença de todos no evento e ressaltou a importância da Ouvidoria na sociedade como um todo. “A sociedade confia na Ouvidoria e o nosso papel é fazer com que os reclames desta sociedade sejam atendidos”, afirmou.

Para José Paulo Julieti Barbiere, a Ouvidoria tem um papel importante na sociedade, que é servir de meio de comunicação. “Queremos que a Ouvidoria seja um canal de comunicação e informação entre a população e a gestão pública”, enfatizou.

Após a abertura oficial do evento, foi realizada a Ciranda, com palestras abertas ao público das esferas federal, estadual e municipal que integram ouvidorias públicas, dirigentes, gestores, conselheiros, representantes de movimentos sociais e membros da comunidade acadêmica, para debater e trocar experiências em vários temas.

O início dos trabalhos foi conduzido pelo Ouvidor-Geral da EBSERH, Josué Fermon, que abordou o tema “Ouvidoria: Participação e Controle Social”.

Em seguida o Analista de Finanças da CGU, Paulo André Caminha Guimarães Filho, falou sobre a “Integração de Ouvidorias Públicas e Adoção de Padrões de Excelência”.

Os dias 3 e 4 de setembro serão destinados exclusivamente aos servidores integrantes das ouvidorias públicas que compõem a REDE, no evento “Gestão e Prática em Ouvidoria e Acesso à Informação”. Nesses dias a Ouvidoria do Ministério Público Estadual e a Controladoria-Geral da União no Mato Grosso do Sul (CGU-Regional/MS) realizarão capacitação no âmbito da Política de Formação Continuada em Ouvidorias (PROFOCO), referente ao tema do evento.

Objetivo

A “I Ciranda de Ouvidorias do Estado de Mato Grosso do Sul” tem o objetivo de reunir as ouvidorias dos diferentes poderes e esferas federativas, para discussão de temas sensíveis relacionados à proteção do denunciante, aos canais de atendimento ao cidadão, à Lei de Acesso à Informação, à gestão em ouvidoria, bem como à aplicação de técnicas de mediação nas atividades de ouvidoria. Tem o intuito ainda, de colher subsídios para a formulação de políticas direcionadas a segmentos específicos de ouvidorias públicas. 

Confira as fotos do evento: Foto1, Foto2, Foto3, Foto4, Foto5, Foto6

 

Fotos: Schimene Duque Weber/Estagiária do MPMS