A Polícia Federal, por meio dos agentes Neves e Roque, promoveu palestra sob o tema Sobrevivência Urbana aos Promotores de Justiça e servidores do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul em Dourados. A iniciativa teve por objetivo conscientizar e repassar aos presentes procedimentos preventivos na condução de situações de violência urbana.

O Delegado Denis Colares de Araújo abriu o evento falando da relação de parceria entre a PF em Dourados e o Ministério Público do Estado bem como da importância do tema para os presentes. O Promotor de Justiça Elcio Felix D’Angelo aproveitou a oportunidade para agradecer a presença da PF e teceu considerações sobre o assunto.

Entre os tópicos abordados pelos agentes da PF, que também são instrutores de tiro, estiveram dados relacionados aos casos de situações de violência urbana contornadas, sendo que 90% deles se devem à prevenção, 5% à reação e outros 5% à sorte da vítima. Segundo os policiais, o resultado morte ocorre em 90% dos casos em que os agressores tomam a arma das vítimas.

Os instrutores explicaram o Triângulo da Sobrevivência, que consiste no preparo físico e mental, na tática e na habilidade do tiro, e comentaram diversas situações cotidianas assim como o que deve ser feito nelas, de maneira preventiva e reativa. Destacaram, ainda, como identificar os pontos de risco, proceder adequadamente para minimizá-los, tomar certos cuidados ao dirigir, estacionar, ao ter o carro abordado por um bandido, ao parar no semáforo e ao utilizar o caixa eletrônico de bancos.

Segundo os policiais federais, existem três situações que tornam qualquer pessoa imprevisível: finanças, entes queridos e liberdade.

Além do Promotor de Justiça Elcio D’Angelo, prestigiaram a palestra os Promotores de Justiça Eduardo Fonticielha De Rose, Elcio Felix D’Angelo, Suzi Lucia Silvestre da Cruz D’Angelo, Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa e sua esposa, bem como servidores e estagiários do MPMS em Dourados.

Confira os detalhes da palestra:

Foto 1