“Mantém-se a luta, muda apenas a trincheira. Continua o exercício da profissão jurídica, continua a vontade de fazer justiça, continua a vontade de lutar contra a corrupção, contra o crime, contra os desvios sociais e humanos.”

Foi com essas palavras que o Ministro Ribeiro Dantas estreou como julgador do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em sua primeira sessão na Quinta Turma, na tarde desta quinta-feira (1º/10).

Antes de chegar ao STJ, o novo ministro foi Advogado, Promotor de Justiça, Procurador da República e Desembargador do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5). “Um maravilhoso currículo”, disse o presidente da turma, Ministro Felix Fischer, ao saudar o magistrado.

“Será sem dúvida um grande ministro, como foi um brilhante Procurador da República e Desembargador Federal”, disse a Subprocuradora-Geral da República Elizeta Maria de Paiva Ramos.

Em nome do colegiado, o Ministro Reynaldo Soares da Fonseca endossou os elogios à carreira jurídica de Ribeiro Dantas e também destacou o gosto do novo ministro pela literatura. “Nesse mundo de formalidades do Judiciário, Ribeiro Dantas resgata a poesia”, declarou.

Na composição do STJ, Ribeiro Dantas ocupa a vaga que pertenceu ao Ministro aposentado Ari Pargendler. Além da Quinta Turma, ele passa a compor a Terceira Seção, especializada em direito penal.

Com a chegada do novo ministro, deixa o tribunal o Desembargador convocado Newton Trisotto, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

Fonte: STJ

Foto: www.justocantins.com.br