O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de iniciativa do Promotor de Justiça José Aparecido Rigato, da comarca de Dourados, recepcionou alunos do 8º e 9º anos do Colégio Delphos na segunda-feira (9/11).

A visita dos estudantes faz parte da disciplina denominada OPEE (Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo) e foi realizada com o acompanhamento das professoras Angela (Redação), Cristiane (Ciências) e Mari Tati (Educação Física), com o apoio da professora Vanusa.

O Promotor de Justiça explicou aos estudantes que o Ministério Público é o “advogado da sociedade” e destacou a importância de que eles conheçam a Instituição. “Quero agradecer os alunos e as professoras que os trouxeram aqui, dizer que serão sempre bem vindos e ressaltar que levar os estudantes a conhecer as instituições, entre elas o Ministério Público, é uma atitude louvável da escola e do corpo docente”, disse.

A visita contou também com a participação dos servidores da 3ª PJ Camila Morena Kudo da Silva, assessora jurídica, e Leandro Lima dos Santos, técnico administrativo, que explicaram o funcionamento da justiça e o trabalho do Ministério Público de modo geral. Já o Promotor de Justiça José Antonio Alencar, respondeu a vários questionamentos dos estudantes a respeito da rotina de trabalho dos Promotores. Nos gabinetes, os demais Promotores de Justiça e assessores tiraram dúvidas dos visitantes a respeito das especificidades do trabalho de cada Promotoria.

Segundo a professora Cristiane, a disciplina OPEE, além de levar os alunos a conhecer empresas e instituições, incentiva-os a encontrar sua vocação. “Essa aula tem como objetivo orientar os alunos para a vida diante da sua escolha profissional. Os alunos são instruídos sobre o mundo, as profissões que existem e, nesse contexto, identificam as oportunidades de trabalho compatíveis com as pessoas que são e, sendo assim, descobrem caminhos na vida que os tornam mais plenamente felizes”, explicou.

A escola informou que em OPEE, os estudantes aprendem por meio do autoconhecimento, educação financeira, informações sobre mercado de trabalho, profissões e ocupações e processos seletivos, dentre os quais os vestibulares.

Confira as fotos da visita:

Foto1, Foto2, Foto3, Foto4