O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul e a Polícia Militar, por meio do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO), órgão investigativo vinculado ao MPMS, e da 1ª Promotoria de Justiça de Fátima do Sul, com auxílio da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário/Gerência de Inteligência do Sistema Penitenciário (AGEPEN/GISP), deflagraram, na manhã de quinta-feira (10/12/2015), a Operação “Polígrafo”, para o cumprimento de três mandados de prisão temporária, nove mandados de busca e apreensão e cinco mandados de condução coercitiva, expedidos pela Juíza da 2ª Vara da comarca de Fátima do Sul, em face de vereadores e servidores públicos municipais de Jateí.

A investigação, iniciada há seis meses, teve como objetivo a apuração de crimes de peculato e associação criminosa envolvendo vereadores do Município de Jateí, que também são ocupantes de outros cargos públicos, suspeitos de receberem os vencimentos relativos a estes cargos, sem a contraprestação laboral.

No curso da investigação, verificou-se a cooptação de testemunhas pelos investigados para que prestassem depoimentos inverídicos, ensejando a necessidade das prisões temporárias para a conclusão da investigação.

Foram tomados depoimentos de investigados e testemunhas bem como realizadas perícias em documentos, equipamentos computacionais e aparelhos de telefonia celular apreendidos no decorrer do dia.

Em razão da suspeita de falsos depoimentos, a operação foi denominada “polígrafo”, aparelho que era utilizado em outros países para apuração da verdade em procedimentos policiais.

Participaram da operação quatro Promotores de Justiça, 22 policiais militares integrantes do GAECO, dois servidores da área de Tecnologia da Informação do Ministério Público e uma equipe da AGEPEN/GISP que também auxilia nos trabalhos.