Dois membros e três servidores do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul participaram, nos dias 15 e 16 de dezembro de 2015, da Ação Nacional Estruturante: Desdobramento da Estratégia, realizada no Hotel Nacional, em Brasília/DF. O evento, realizado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por meio de sua Comissão de Planejamento Estratégico (CPE), foi aberto pelo Conselheiro do CNMP Orlando Rochadel Moreira, Promotor de Justiça do Ministério Público de Sergipe e Presidente da CPE. Ao longo dos dois dias de atividades, o tema central de discussão foi a gestão administrativa do MP.

Em sua fala, o Promotor de Justiça Orlando Rochadel, destacando a importância da discussão sobre os diferentes aspectos da gestão administrativa, mencionou o dia do Ministério Público, 14 de dezembro, e sua importância para o País. “As coisas acontecem hoje no Brasil porque todas as instituições estão funcionando, mas quero dizer que vivemos em um lugar melhor porque existe o MP brasileiro”. Ao final, parabenizou a todos por integrarem a Instituição.

Durante os dias 15 e 16, membros e servidores participaram de dinâmicas e reflexões sobre o diagnóstico do grau de maturidade estratégica de cada MP e sobre o Diagnóstico e Alinhamento da Cultura Organizacional (DACO). Foram debatidos ainda assuntos como a estatística nacional, o planejamento estratégico nacional e o Censo FNG (Fórum Nacional de Gestão do CNMP) 2015.

Do MPMS participaram do evento os Promotores de Justiça Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, Supervisor de Planejamento e Gestão Estratégica da Procuradoria-Geral de Justiça e Coordenador do FNG, e Paulo César Zeni, Assessor Especial do PGJ; e os servidores Valdemilson Massayoshi Thaada, Diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão do MPMS e Coordenador do Comitê de Políticas de Gestão Orçamentária (CPGO) do FNG; Silvana Kato da Silva, Chefe da Divisão de Monitoramento de Metas e Indicadores Estratégicos da Procuradoria-Geral de Justiça e Subcoordenadora do FNG, e Paulo Edison Machado, Chefe da Divisão de Elaboração e Gestão de Projetos e de Captação de Recursos.

Ao lado de Orlando Rochadel, compuseram a mesa de abertura do evento: Anderson Vieira Souza, membro auxiliar da CPE; o Promotor de Justiça Paulo Ishikawa; Pâmella Queiroz Werneck, Coordenadora do Comitê de Políticas de Gestão Administrativa (CPGA) do FNG; Silvana Kato da Silva; Valdemilson Massayoshi Thaada; e Carlos Vinícius Ribeiro, membro auxiliar da Comissão de Acompanhamento Legislativo e Jurisprudência (CALJ/CNMP).

Comissão de Planejamento Estratégico

A Comissão atua na condução democrática do processo de planejamento do Ministério Público brasileiro, conduz trabalhos na área finalística e na área estruturante, formula indicadores de desempenho e troca experiências em gestão com as unidades do MP. Direciona-se, ainda, para o alcance da eficiência e eficácia na realização de projetos estratégicos do MP brasileiro.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do CNMP

Fotos: João Lima (CPE/CNMP)

Confira fotos do evento: Foto1, Foto2, Foto3, Foto4, Foto5