O Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO/MS), órgão investigativo vinculado ao Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, e a 2ª Promotoria de Justiça de Rio Brilhante, com atribuição no Patrimônio Público, cumpriram mandados judiciais de busca e apreensão na Câmara Municipal de Rio Brilhante e condução coercitiva de cinco vereadores e de um servidor da Câmara para serem ouvidos em procedimentos que apuram desvio de verba pública relacionada a pagamento de diárias. Todos foram ouvidos na Promotoria de Justiça.

A investigação que deflagrou a operação tem por objeto apurar eventual prática de desvio de verba pública, consubstanciada em recebimentos indevidos de diárias pelos vereadores e servidores do Poder Legislativo daquele município.

As seis pessoas conduzidas coercitivamente foram as que mais receberam valores em diárias de 2013 até o final de 2015.

As buscas na Câmara Municipal tiveram por objetivo a apreensão de documentos originais e outros elementos que, de alguma forma, possivelmente estejam relacionados aos pagamentos. Agora, segundo a titular da 2ª PJ da comarca, Rosalina Cruz Cavagnolli, a investigação continuará com a análise do material apreendido, perícias e eventuais oitivas de outros investigados e testemunhas.