O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (NEVID), realizou na sexta-feira (18/3/2016), o IV Encontro Estadual do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul na Lei Maria da Penha. A abertura do evento foi feita pelo Procurador-Geral de Justiça do Estado, Humberto de Matos Brittes, que saudou os participantes e os Promotores de Justiça da Capital e do interior do Estado com atuação nos feitos atinentes à violência doméstica e familiar contra a mulher, objeto da Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha).

O Procurador-Geral também destacou os 10 anos de entrada em vigor dessa Lei e da criação das Promotorias de Justiça Especializadas. O evento, aberto às 9h, prossegue até às 17h no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (CREA-MS), na Rua Sebastião Taveira, 272, Monte Castelo, nesta Capital.

A primeira palestra do Encontro com o tema “Uma jornada de vida: entendendo diferenças e similitudes de sexo e gênero, desafiando discriminação, assegurando direitos e exigindo responsabilização” (“A Lifelong Journey: Understanding Sex/Gender Sameness and Difference, Challenging Discrimination, Asserting Rights, and Demanding Accountability”), foi proferida por Isabel Marcus, Professora de Direito de Família, Violência Doméstica e Direito Internacional das Mulheres na State University of New York at Buffalo (SUNY/Buffalo). A palestrante é cofundadora do Instituto de Pesquisa e Educação sobre Mulheres e Gênero da citada universidade; cofundadora do Instituto de Capacitação em Direitos Humanos das Mulheres na Bulgária; Advogada nos Estados de Nova Iorque e da Califórnia; graduada em Direito, Mestre e Ph.D em Ciências Políticas pela University of California, Berkeley.

A palestra foi traduzida pela Promotora de Justiça Ana Lara Camargo de Castro, do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. A mesa de debates foi composta pelos Promotores de Justiça Douglas Silva Teixeira e Renzo Siufi, titular da 47ª Promotoria de Justiça, com atuação nos feitos distribuídos à Vara da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e nos procedimentos da Central de Inquéritos Policiais (CIP) relativos à Lei Maria da Penha.

A coordenação do evento esteve a cargo do Procurador de Justiça Francisco Neves Junior, Coordenador do Centro Operacional das Promotorias de Justiça Criminais e das Vítimas de Infração Penal (CAOCRIM) e do NEVID. Os Promotores de Justiça Ana Lara Camargo de Castro e Renzo Siufi, também estiveram à frente do IV Encontro.

O Procurador de Justiça Francisco Neves Junior, destacou a luta da Senhora Maria da Penha Maia Fernandes, uma farmacêutica com 71 anos de idade nascida em Fortaleza/CE, que deu seu nome à Lei e que lutou para que seu agressor viesse a ser condenado. Hoje ela é líder de movimentos de defesa dos direitos das mulheres  vítimas emblemáticas da violência doméstica. Lembrou que em 1983 seu marido tentou matá-la duas vezes. Na primeira vez atirou simulando um assalto, na segunda tentou eletrocutá-la. Por conta das agressões sofridas, Maria da Penha ficou paraplégica e 19 anos depois, seu agressor foi condenado a oito anos de prisão.

Durante a abertura do Encontro, foi feito o relançamento da Cartilha “Vire a Página”, com apresentação da Promotora de Justiça Ana Lara Camargo de Castro e do Presidente da Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de MS (Cassems), Ricardo Ayache.

À tarde

No período da tarde, a partir das 14h, foi realizada a palestra sobre “Análise comparada do enfrentamento à violência doméstica nos Estados Unidos e no Brasil”, pela Promotora de Justiça Ana Lara Camargo de Castro, pós-graduada em Inteligência de Estado e de Segurança Pública com Direitos Humanos pela Fundação Escola Superior do MPMG e “Master of Laws” em “Criminal Law” pela State University of New York at Buffalo (SUNY/Buffalo). A mesa de debatedores foi composta pelos Promotores de Justiça Matheus Carim Bucker e Fernando Jorge Manvailer Esgaib.

Às 17h, exclusivamente aos Promotores de Justiça, foi realizada a palestra com tema “Técnicas de Júri de Feminicídio”, proferida por Lucinery Helena Resende do Nascimento, Promotora de Justiça no Ministério Público do Estado do Pará e Coordenadora do Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher daquela instituição, pós-graduada em Direito Civil, Processo Civil e Ciências Penais. A mesa de debates foi composta pelas Promotoras de Justiça Helen Neves Dutra da Silva e Luciana do Amaral Rabelo.

Mesa

A mesa de abertura dos trabalhos do IV Encontro foi composta, além do Procurador-Geral de Justiça Humberto de Matos Brittes, pelo Procurador de Justiça Francisco Neves Junior; pela palestrante Isabel Marcus; por Luciana Azambuja Roca, Subsecretaria da Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, representando no ato o Governador Reinaldo Azambuja; Jaqueline Machado, Juíza de Direito da 3ª Vara da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, representando o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Desembargador João Maria Lós; Leyde Alves Pedroso, Subsecretária da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, representando o Prefeito Alcides Bernal; Graziele Dias Ocáriz, Defensora Pública de Defesa da Mulher, representando o Defensor Público-Geral, Luciano Montalli; e pelo Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP), Promotor de Justiça Lindomar Tiago Rodrigues.

Texto atualizado às 18h30min

Confira as fotos do Encontro: 

Foto da Palestrante Isabel Marcus

Foto da Promotora de Justiça Ana Lara Camargo de Castro

Foto da Promotora de Justiça no Ministério Público do Estado do Pará Lucinery Helena Resende do Nascimento

Mais fotos: Foto 2Foto 3Foto 4Foto 5Foto 6Foto 7Foto 8Foto 9Foto 10Foto 11 e Foto 12.

Fotos: Ana Paula Leite/ Jornalista MPMS.