Na quinta-feira (3/3) o Procurador de Justiça e Coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (CEAF/MPMS), Edgar Roberto Lemos de Miranda, foi empossado como Secretário-Executivo do Colégio de Diretores de Escolas do Ministério Público do Brasil (CDEMP).

O ato aconteceu na 1ª Reunião Ordinária de 2016 do CDEMP, na sede do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), com a posse da nova diretoria do colegiado, cuja presidência passou a ser de um membro do MPRN, o Coordenador do respectivo CEAF, Promotor de Justiça André Mauro Lacerda Azevedo.

Na ocasião, o Procurador-Geral de Justiça do MPRN, Rinaldo Reis Lima, enfatizou ser uma honra receber os membros do CDEMP que vieram de diferentes partes do país. "Para nós também é motivo de satisfação saber que o Promotor André Mauro foi aclamado por consenso para ficar à frente do CDEMP. Eu já conhecia a competência dele demonstrada no CEAF, pois vem executando diferentes projetos como os mestrados profissionais para membros e servidores e os cursos em EAD (ensino à distância), sempre numa perspectiva profissionalizante", destacou.

Para o recém-empossado Presidente do CDEMP, contar com a presença de representantes ministeriais não só dos estados, mas também federais – a exemplo do MPF, MPU e MPT – indica o grau de união em torno desse órgão. O membro do MPRN agradeceu a confiança do PGJ Rinaldo Lima ao lhe convidar para coordenar o CEAF, o apoio da equipe da Coordenação (desde servidores a estagiários) e falou um pouco dos desafios que terá pela frente junto ao CDEMP.

Já o ex-Presidente do CDEMP, que tomou posse como Vice-Presidente do referido Colégio e Coordenador de Relações Institucionais da Escola Nacional do Ministério Público (Enamp), Promotor de Justiça Eduardo Diniz Neto, do Ministério Público do Paraná (MPPR), destacou a importância do colegiado e as conquistas obtidas. "Ao longo das últimas gestões, buscamos a formalização do CDEMP para atender a aspectos legais para propiciar a formalização de uma série de outros convênios representativos com universidades nacionais e internacionais e institutos diversos", disse.

Completa a diretoria o Diretor Financeiro Cláudio José Brandão Sá, membro do Ministério Público do Estado de Alagoas.

Durante o evento, também houve a posse da primeira diretoria da Escola Nacional do Ministério Público (Enamp), cuja formação tem os seguintes membros: Ana Teresa Silva de Freitas (Diretora), Luciano Luz Badini Martins (Diretor-Adjunto), Valmiro Santos Macedo (Coordenador de Ensino), Pedro Ivo de Sousa (Coordenador de Extensão) e Sabrina Coelho Machado Fajardo (Coordenadora de Gestão e Finanças), todos membros do Ministério Público.

Ainda prestigiaram as posses o Ouvidor-Geral do MPRN, o Promotor de Justiça Erickson Girley Barros dos Santos, e os seguintes membros do Ministério Público: Deluse Amaral Rolim Florentino (PE); Miguel Ribeiro Baía (PA), Vinícius Menandro Evangelista de Souza (AC), José Maria da Silva Júnior (TO), Luciano Faria Brasil (RS), Sônia Maria Demeda Groisman Piardi (SC), Marcelo Pedroso Goulart (SP), Ana Paula Antunes Vieira Nery (GO), Danielle de Guimarães Germano (MG), Vanessa Wendhausen Cavallazzi (SC), Hugo Vasconcelos Xerez (CE), Raquel de Nazaré P. Costa Normando (PI), Patrícia Pimentel de Oliveira Chambers Ramos (RJ), Samia Saad Gallotti Bonavides (PR), Carlos Henrique Martins Lima (DF), Sandra Lia Simón (DF), Antônio Sérgio Tonet (MG), Luiz Antônio de Souza (SP).

O CDEMP tem por objetivo estabelecer maior intercâmbio científico entre os Ministérios Públicos de todo o Brasil. A reunião ordinária encerrou na sexta-feira (4/3).

Confira fotos da reunião Ordinária: Foto1, Foto2, Foto3

Fonte: Com informações e foto do MPRN