Na segunda-feira (7/3), ocorreu a Caminhada pela Paz em Casa, na defesa das mulheres e contra toda forma de violência doméstica, promovida pelo Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, em parceria com o Ministério Público do Estadual, o Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Nevid) e várias instituições que contribuem com a causa.

O início da caminhada deu-se em frente ao Fórum de Campo Grande, na Rua da Paz, 14, passando pelas ruas Dom Aquino e Treze de Maio, até chegar ao destino final, a Praça Ary Coelho, no Centro.

Estiveram presentes na Caminhada o Procurador de Justiça Francisco Neves Junior, Coordenador-Geral do Nevid; as Promotoras de Justiça Ana Lara Camargo de Castro e Luciana do Amaral Rabelo, titulares da 48ª e da 72ª Promotorias de Justiça, respectivamente, bem como servidores públicos da Instituição.

“A importância de um evento dessa natureza, que conta, também, com o apoio de diversas instituições, movimentos sociais, e organismos da sociedade, demonstra que há um consenso em torno desse anseio da sociedade que é o combate, cada vez mais eficaz, a esse tipo de violência – a violência doméstica e familiar”, enfatizou o Procurador de Justiça Francisco Neves Junior, Coordenador-Geral do Nevid.

Também participaram do evento o Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região, o Tribunal Regional Eleitoral, a Defensoria Pública da União, a Defensoria Pública Estadual e a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Mato Grosso do Sul (OAB/MS); órgãos do Poder Executivo local, como o Governo do Estado de MS, a Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres de MS, a Prefeitura de Campo Grande, a Polícia Civil e a Polícia Militar; e parceiros do setor privado, como a Plaenge, o jornal O Estado de MS, a TVE Regional, a Rádio Educativa 104 FM, a Página Brazil e a FM Capital 95,9.

Nesta ação, além da Caminhada pela Paz em Casa – que faz parte da quarta edição da Campanha Nacional “Justiça pela Paz em Casa”, que acontece na semana de 7 a 11 de março (Mês da Mulher) em todas as comarcas do Estado –, haverá palestras, esforços concentrados para julgamentos de casos de violência doméstica, com o intuito de mudar a realidade de violência e promover a cultura da paz.

A Campanha “Justiça pela Paz em Casa” é uma realização do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, sob a presidência do Des. João Maria Lós, e da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar em MS, sob a coordenação do Vice-Presidente do TJMS, Des. Paschoal Carmello Leandro.

Confira fotos do evento: Foto1, Foto2, Foto3, Foto4, Foto5, Foto6

Fotos: Maisse Cunha/estagiária - MPMS