O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da 50ª Promotoria de Justiça de Campo Grande/MS, que tem como titular a Promotora de Justiça Jiskia Sandri Trentin, realizará de 2 a 6 de maio a “4ª Feira Artesão Livre”, Edição Especial Dia das Mães.

O evento, em parceria com o Conselho da Comunidade de Campo Grande, a Agência Penitenciária de Mato Grosso do Sul (AGEPEN/MS), a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e a Fundação Social do Trabalho (FUNSAT), acontece no átrio do Fórum da Capital.

A “4ª Feira Artesão Livre” tem como objetivo divulgar o trabalho artesanal produzido no interior das unidades penais de regime fechado de Campo Grande, bem como realizar a sua comercialização, valorizando o esforço da pessoa encarcerada em sua recuperação para o retorno ao convívio social. Toda a renda dos trabalhos será revertida ao próprio custodiado e à sua família.

O projeto cumpre vários objetivos, entre eles, o de expor à sociedade um dos trabalhos laborais existentes no sistema penitenciário do Estado, que possibilita ao custodiado desenvolver habilidades manuais, além do vislumbre de uma profissão digna, geradora de renda.

História

O Conselho da Comunidade de Campo Grande foi fundado no dia 15 de junho de 1992, inspirado no art. 80 da Lei de Execução Penal e revitalizado no ano 2000 pelo Juiz de Direito da 1ª Vara de Execução Penal, Francisco Gerardo de Souza. Foi criado para auxiliar os juízes e as autoridades constituídas no que diz respeito aos egressos e à população carcerária em todas as tarefas vinculadas à readaptação e reconquista da cidadania plena.