O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Procuradora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva Passos e da Promotora de Justiça e Assessora Especial Ana Lara Camargo, participou, na segunda-feira (27/6), do seminário sobre a Violência Contra a Mulher, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

O evento promovido pelo Centro Acadêmico de Filosofia (CAFIL), intitulado “As Práticas da Violência Contra a Mulher”, ocorreu no Auditório Multiuso da UFMS e contou com a participação da Pesquisadora Estela Márcia Rondina Escandola e do Advogado e Presidente do CAFIL Jodascil Gonçalves. A mesa foi mediada pela docente Marta Nunes da Costa.

O seminário teve por objetivo olhar para os sistemas de práticas existentes, no âmbito das políticas públicas, ações dos governos federal e estadual, e a partir de uma análise acerca da evolução temporal da violência contra a mulher no Brasil identificar os problemas ou insuficiências destas práticas e buscar as devidas soluções.

A Promotora de Justiça Ana Lara Camargo salientou que “a violência contra a mulher é uma questão de direitos humanos e que precisamos de uma transformação de mentalidades e intensos embates" e evidenciou, por fim, o papel do Ministério Público diante dos casos de violência contra a mulher.

A Procuradora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva Passos utilizou dados do Mapa da Violência de 2015 para destacar que, a partir da vigência da Lei Maria da Penha, o número de vítimas caiu 2,1% entre as mulheres brancas, enquanto, entre as mulheres negras, houve um aumento substancial de 35%.

Confira o Mapa da Violência 2015 - Homicídio de Mulheres no Brasil

Texto e fotos: Maisse Cunha/estagiária MPMS - supervisão Ana Paula Leite