Instigar crianças e adolescentes a reaproveitarem os resíduos que produzem e contribuem para a formação de uma geração mais consciente da necessidade de preservação ambiental estão entre as soluções a serem perseguidas na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos domiciliares. Essa iniciativa é coordenada pela professora Annye Pícoli de Souza, e objetiva a criação de brinquedos a partir de materiais recicláveis. Uma das metas estabelecidas pela 11ª Promotoria de Justiça de Dourados referente à educação ambiental e ao incentivo da coleta seletiva e reaproveitamento dos recicláveis.

O titular da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente na comarca de Dourados/MS, o Promotor de Justiça Amilcar Araújo Carneiro Júnior, esteve em visita ao Projeto “Brinquedoteca Inclusiva”, desenvolvido pelos professores e acadêmicos do curso de Psicologia do Centro Universitário da Grande Dourados – UNIGRAN.

Os acadêmicos produzem os brinquedos e disponibilizam para que as crianças e adolescentes atendidos pelos Núcleos de Psicologia, Direito, Nutrição e Serviço Social da UNIGRAN possam brincar enquanto aguardam os atendimentos, incentivando a consciência ecológica e agindo como uma terapia nos pacientes, inclusive possibilitando a estes que levem os brinquedos para suas casas.

O material utilizado para confecção dos brinquedos, tais como garrafas pet e cabos de vassoura para produção de cavalinhos, potes de sorvete com rodinhas funcionais que transformam-se em carrinhos, rolos de papel higiênico e caixa de sapato, etc., é proveniente de coleta realizada pelos acadêmicos do curso e também é trazido pelos próprios pacientes, que recebem os ensinamentos de montagem dos brinquedos, replicando para suas famílias e comunidade, o que fomenta a cultura de separação domiciliar do material reciclável.

A sobra do material recolhido é encaminhada para a Associação dos Agentes Ecológicos de Dourados – AGECOLD, que já chegou a receber caçambas de resíduos sólidos - aproximadamente 08 m³ (08 toneladas), em benefício aos associados e à sociedade haja vista a correta destinação do material.

Texto: Waléria leite - Jornalista - ASSECOM MPMS

Fotos: 11ª Promotoria de Justiça