Com o objetivo de discutir as atribuições do órgão de proteção à criança e ao adolescente, do papel do Ministério Público e do Judiciário, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio da 9ª Promotoria de Justiça de Dourados, que tem como titular a Promotora de Justiça Fabrícia Barbosa Lima, promoveu, nesta sexta-feira (5/8), o curso de capacitação aos Conselheiros Tutelares dos Municípios de Dourados e de Laguna Carapã.

Durante o encontro, foram debatidos aspectos legais e casos práticos, bem como feitas as recomendações necessárias para o melhoramento e qualidade do serviço prestado à população. Os encontros que serão realizados nas sextas-feiras almejam, também, o estreitamento de relações entre os órgãos.

O curso terá duração de um mês e, após o término do mesmo, haverá reuniões bimestrais com os órgãos, no intuito de aprimorar as atividades constantemente. 

Ao final do curso, serão entregues, a cada Conselheiro Tutelar, modelos práticos de expedientes e encaminhamentos.

De acordo com a Promotora de Justiça, a primeira reunião foi bastante profícua, sendo encerrada após intenso debate sobre as questões que envolvem vulnerabilidade, evasão escolar, descumprimento de deveres do poder familiar, rede de proteção, acolhimento indígena entre outros assuntos.

Texto: Elizete Alves/ Jornalista – Assecom MPMS

Foto: Promotoria de Justiça