O Procurador-Geral de Justiça de Mato Grosso do Sul, Paulo Cezar dos Passos, fez o pedido de prisão preventiva, nesta sexta-feira (19/08) e aceito pelo Tribunal de Justiça em desfavor de Gilmar Antunes Olarte e sua esposa Andréia Nunes Zanelato Olarte, Evandro Simões Farinelli e Ivamil Rodrigues de Almeida.

As prisões eram temporárias e, portanto, tinham validade de cinco dias – prazo que findava a meia-noite de sexta-feira. Mas antes disso, foi necessário o pedido da prisão preventiva.

Entenda a Operação Pecúnia

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado - GAECO, cumpriu na segunda-feira (15/08) quatro mandados de prisão temporária, expedidos pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul em cumprimento de seis mandados de busca.

As prisões e os mandados de busca e apreensão foram expedidos no bojo de procedimento investigatório criminal conduzido pelo GAECO, em que se apura a prática dos crimes de lavagem de dinheiro, associação criminosa e falsidade ideológica.

Os fatos apurados possuem conexão com a Operação Adna, em trâmite no Tribunal de Justiça, em que se atribui a Gilmar Olarte a prática do crime de corrupção passiva.

As investigações tiveram início a partir dos dados obtidos com a quebra do sigilo bancário de Andréia Olarte e de sua empresa (Casa da Esteticista), além de informações de que, entre os anos de 2014 e 2015, enquanto Gilmar Olarte ocupava o cargo de Prefeito Municipal, sua esposa adquiriu vários imóveis na capital, alguns em nome de terceiros, com pagamentos iniciais em elevadas quantias, fazendo o pagamento ora em dinheiro vivo ora utilizando-se de transferências bancárias e depósitos, os quais, a princípio, são incompatíveis com a renda do casal. 

Para tanto, o casal Olarte contou com a ajuda de Ivamil Rodrigues, corretor de imóveis e braço direito do casal nas aquisições imobiliárias fraudulentas e Evandro Farinelli, pessoa que cedia o nome para que as aquisições fossem feitas em nome de Andréia Olarte.

Texto: Waléria Leite - Jornalista - Assecom MPMS

Imagem: http://www.dicio.com.br