O aprimoramento da atuação do Ministério Público brasileiro para o melhor atendimento à comunidade e defesa dos direitos garantidos e conquistados pelos cidadãos a partir da Constituição de 1988 foi o enfoque do 5º Congresso Nacional do Movimento do Ministério Público Democrático. O evento reuniu importantes nomes do mundo jurídico, do meio acadêmico, da comunicação e de outras áreas de atuação, assim como representantes da sociedade civil.

Cada palestrante teve 20 minutos para a exposição e, após, a palavra ficou aberta entre os participantes. O relator deverá compila os temas discutidos, bem como conclusões e enunciados.

O Procurador geral do MPMS Paulo Cezar dos Passos, participou como expositor no painel: Gestão do Ministério Público, modernização, os antigos problemas e os novos desafios.

Uma das principais atuações do Ministério Público é combater a má gestão pública, entretanto o próprio MP em diversos Estados enfrenta dificuldades para implantar uma gestão estratégica interna devido à falta de recursos e de investimentos em estrutura. 

O último dia do 5º Congresso Nacional do MPD teve a presença do procurador de contas MPC-SC e presidente da Ampcon, Diogo Roberto Ringenberg, o procurador geral de justiça do MP-CE, Plácido Reis, o procurador geral de justiça do MP-MS, Paulo Passos e o procurador geral de justiça MP-GO e ex-presidente do CNPG, Lauro Machado Nogueira. 

Os mesmos salientaram que o Ministério Público precisa buscar fontes alternativas de receitas e ter uma gestão voltada a efetividade, otimizar recursos, investir em tecnologia da informação e elencar prioridades. 

Texto: Waléria leite Joranalista/Assessora de Comunicação MPMS

Foto: ASSECOM