“Voto vendido, Futuro Perdido” este foi o conceito da campanha lançada na última segunda-feira (19/09) e aderida pela população em todo o Estado de Mato Grosso do Sul. A iniciativa que tem como principal objetivo coibir a compra de votos durante o período eleitoral foi difundida por várias Comarcas do Estado com adesão total da população, inclusive por pessoas com deficiências e por índios.

Com a consciência de que onde tem corrupção não tem investimento para a população, membros, servidores do Ministério Público Estadual alertam a população com a distribuição de panfletos, adesivagens em carros e palestras.

Dentre alguns municípios, estão: Coxim, onde foi realizado juntamente com o 5º Batalhão da Polícia Militar, uma blitz educativa contra a compra e venda de votos durante as eleições.

Em Deodápolis, além da panfletagem nas ruas e adesivagens simbólica nos carros, também foi teve o lançamento nas escolas com intérprete de Libras.

No município de Japorã, a Campanha foi disseminada pela cidade e na aldeia indígena, com adesão de quase 5 mil índios.

Já em Dourados, Participaram, além da Imprensa, os parceiros desta campanha nos municípios de Dourados, Itaporã e Douradina, por meio da Associação Comercial e Empresarial de Dourados, Sindicato Rural de Dourados, Sindicato Rural de Itaporã, Sindicato Rural de Douradina e Concessionária de serviço de transporte público Viação Dourados, além das Forças de Segurança representadas pela Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Departamento de Operações de Fronteira e Guarda Municipal que, desde o início dos trabalhos eleitorais, vêm aliados ao Ministério Público Eleitoral e à Justiça Eleitoral, sem medir esforços no combate às ilicitudes eleitorais.

Durante o período da Campanha, a intenção é de colocar em pauta o tema voto vendido futuro perdido e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos como os órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente e discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que é a questão da compra de voto, nas mais diferentes esferas.

A campanha tem por finalidade conscientizar o eleitor sobre a importância do seu voto, combatendo e evitando a compra de votos, além de incentivar a população a denunciar abusos e irregularidades cometidas durante o período de campanha eleitoral.

A Campanha é uma iniciativa do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, a Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP), o Ministério Público Federal com apoio da Federação das Indústrias do Mato Grosso do Sul (Fiems).

Texto: Elizete Alves/ Jornalista - Assecom MPMS

Foto: Assecom