O Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos, por meio da Assessoria de Comunicação do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, realizou, na quarta-feira (28/9), o lançamento da 1ª edição do Prêmio Jorge Góes de Jornalismo. O evento aconteceu no sagão da Procuradoria-Geral de Justiça, e contou com a presença dos familiares, servidores, Membros e a imprensa do Estado.

Além da homenagem prestada ao renomado jornalista, foi lançado o edital do 1º Prêmio MPMS de Jornalismo Jorge Góes, que visa estimular, divulgar e prestigiar matérias jornalísticas que melhor apresentem a atuação do Ministério Público de Mato Grosso do Sul na defesa legal dos interesses da sociedade, por meio das competências e atribuições constitucionais da Instituição.

O Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos disse que o prêmio do MPMS é uma homenagem ao jornalista que marcou história em Mato Grosso do Sul. “Jorge Góes foi um profissional exemplar, o MP é devedor de seu trabalho. Ele instituiu a Comunicação do MPMS e possibilitou um canal de diálogo com a sociedade, prestando contas da atuação da Instituição”, lembrou Paulo Cezar dos Passos durante o lançamento. “Estamos abertos para mostrar a nossa atuação por uma sociedade mais justa e menos desigual”, enfatizou o Procurador-Geral de Justiça.

No ato, o Procurador-Geral de Justiça agradeceu à Supervisora da Assecom, Procuradora de Justiça Ariadne de Fátima Cantú da Silva e à equipe pela iniciativa do Prêmio Jorge Góes de Jornalismo que além de ser uma bela homenagem, também visa valorizar os trabalhos produzidos pela imprensa do Estado.

Os Jornalistas Adilson Trindade e Bosco Martins relembraram momentos que passaram na companhia do Jorge Góes e fizeram uma pequena homenagem ao amigo e colega de profissão.

O Gerente executivo da TV Morena, Nicomedes Silva Filho também relembrou o período em que Jorge Góes fez parte da equipe e destacou o excelente trabalho realizado pelo Jornalista.

Além da presença dos familiares, as mães do Jornalista Ana Maria Faustino, biológica; e Eunice Garcia Góes, de coração; receberam flores das mãos do Procurador-Geral de Justiça como forma de reconhecimento e carinho.

Os filhos do Jornalista Tuany Pethra de Souza Rodrigues e André Luiz Ribeiro Góes de Souza receberam das mãos da servidora da Assecom, Sandra de Campos, uma placa de homenagem.

Na oportunidade, também foi entregue o Manual do Ministério Público para a Imprensa que tem o intuito de ampliar o conhecimento da sociedade sobre as ações e projetos da Instituição.

O Prêmio

A Resolução nº 023/2016-PGJ, de 27 de setembro de 2016, que institui o Prêmio MPMS de Jornalismo Jorge Góes foi publicada também na quarta-feira no DOMP-MPMS.

O 1º Prêmio MPMS de Jornalismo Jorge Góes premiará matérias jornalísticas cujas pautas estejam relacionadas à atuação do Ministério Público de Mato Grosso do Sul em defesa dos direitos relacionados aos temas: Meio Ambiente, Patrimônio Público, Infância e Juventude, Direitos Humanos, Criminal e outros temas referentes à defesa dos interesses difusos e coletivos.

Estão credenciados a participar do concurso: profissionais de comunicação que tenham matérias públicas em jornal, rádio, web ou televisão, que tenham o registro profissional da função de jornalista (DRT).

O 1º Prêmio MPMS de Jornalismo Jorge Góes contemplará o primeiro colocado em cada uma das seguintes categorias: Jornalismo Impresso: matéria inscrita, publicada em jornais sediados em Mato Grosso do Sul, de periodicidade igual ou superior a semanal e que tenham circulação contínua nos últimos doze meses anteriores a 1º de setembro de 2016; Radiojornalismo: matérias veiculadas em emissora de rádio sediada em Mato Grosso do Sul com duração igual ou inferior a 15 minutos; Telejornalismo: matérias veiculadas em emissora de TV sediada em Mato Grosso do Sul com duração igual ou inferior a 15 minutos; Web: matérias veiculadas em sites jornalísticos cuja empresa jornalística seja constituída em Mato Grosso do Sul; Estudante: matérias desenvolvidas por acadêmicos de Jornalismo.

Podem concorrer ao 1º Prêmio MPMS de Jornalismo Jorge Góes somente matérias publicadas ou veiculadas, em português, no território nacional, por empresas com sede em Mato Grosso do Sul que estejam constituídas há mais de um ano.

Jorge Góes

A experiência profissional do Jornalista Jorge Góes começou em 1975, como auxiliar de escritório (advocacia); em 1976, foi auxiliar de Biblioteca e Assessoria de Imprensa (MACE); em 1978, repórter/redator do jornal Diário da Serra (Campo Grande); em 1979, radialista/noticiarista na Rádio Difusora (Campo Grande); 1980, chefe de reportagem do Diário da Serra; 1981, radialista/noticiarista na Rádio Educação Rural de Campo Grande; 1983, chefe de reportagem do Jornal A Crítica, em Campo Grande; 1985, editor-chefe do Jornal Independente em Campo Grande; 1986, diretor de Jornalismo da Rádio Parecis FM e Rádio Caiari AM de Porto Velho-RO; e, 1980, editor-chefe e apresentador da TV Allamanda, da Rede Bandeirantes, em Porto Velho-RO.

Em 1980, atuou como chefe de reportagem da TV Ponta Porã (Rede Globo); 1991, diretor de jornalismo da TV Morena (Rede Globo); 1994, diretor de jornalismo da TV Guanandi (Bandeirantes); 1996, editor-chefe do Jornal Edição Extra (Campo Grande); 1998, editor-chefe do Jornal Tribuna dos Municípios (Campo Grande); e, 1999, editor-chefe do Jornal Independente (Campo Grande).

Texto: Ana Paula Leite e Elizete Alves/jornalistas Assecom MPMS

Fotos: Ana Paula Leite/jornalista e Giovana Silveira/estagiária