O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do NEVID (Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher), com o apoio da FIEMS (Federação da Indústria do Estado de Mato Grosso do Sul) realiza, nesta sexta-feira (18/11), o lançamento da campanha “Isso dói em mim”, no Auditório Dr. Nereu Aristides Marques, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça.

A abertura oficial do evento ficará a cargo do Procurador-Geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos e do Procurador de Justiça e Coordenador do NEVID, Francisco Neves Júnior.

A campanha “Isso dói em mim” marca os 10 anos de criação e de luta das Promotorias de Justiça Especializadas na Lei Maria da Penha, no âmbito do Ministério Público Estadual. Considerado pioneiro, o MPMS criou duas Promotorias Especializadas logo após a entrada em vigor da Lei Maria da Penha, ou seja, abraçou a causa de início quando a lei ainda era pouco conhecida e muito contestada.

Ao trazer frases fortes e reais, encontradas no cotidiano das ações penais, aliadas à imagem de pessoas públicas, a campanha pretende convidar toda a sociedade à reflexão sobre a relevância de se compreender o fenômeno da violência de gênero como grave violação aos direitos humanos das mulheres, cujo enfrentamento depende tanto da ação do poder público quanto do engajamento da coletividade.

A campanha contou com a participação de Marcelo Loureiro, Nando Rodrigues, Pelezinho, Camila Gebara, Ten. Cel Sandra Alt e Maria Cecília e Rodolfo. As imagens foram registradas pelo fotógrafo Mohamed Soken Dalloul com a colaboração da cineasta Dayana Sokem Dalloul. Todos os artistas da campanha fizeram o trabalho gratuitamente.

Programação

Após o lançamento oficial da campanha, será realizada a palestra: “Violência - Relações de gênero e raça” ministrada por Tânia Mara Campos de Almeida, Mestre e Doutora em Antropologia pela Universidade de Brasília-UnB, Pós-Doutora pela UnB, pela Université de Provence e pela École des Hautes Études en Science Sociales – EHESS (França). A Procuradora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva Passos participa como facilitadora.

À tarde, a programação será exclusiva para os Membros do Ministério Público Estadual e contará com o lançamento do Manual de Atuação dos Promotores de Justiça nos casos de Feminicídio.

Em seguida, serão apresentados as Diretrizes Nacionais sobre o Feminicídio e o Manual de Atuação dos Promotores de Justiça – Promotores de Justiça Luciana do Amaral Rabelo – Douglas Oldegardo Cavalheiro dos Santos - Eteocles Brito Mendonça Dias Junior.

Confira a programação completa clicando aqui.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS