O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da 50ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, realiza, na quinta-feira (01/11), às 14h, no Auditório Dr. Nereu Aristides Marques, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, Audiência Pública para discutir a implantação do método APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) no Estado de Mato Grosso do Sul. O método já vem sendo desenvolvido com êxito em outros Estados da federação, especialmente em Minas Gerais, alterando o paradigma de violação de direitos humanos fundamentais no interior das prisões superlotadas e desprovidas de medidas ressocializadoras.

O objetivo da Audiência Pública é garantir a participação popular nessa discussão e mobilizar parceiros dispostos a auxiliar na implantação do método, o qual preza pela humanização do cumprimento das penas privativas de liberdade, pela valorização do trabalho e da família, além de contar com a participação direta da comunidade nesse processo, a partir da seleção de um público específico de condenados, pertencentes a um grupo considerado de menor risco.

O encontro, que é aberto à participação de todos os interessados, contará com presença da convidada Tatiana Faria, Gerente de Metodologia e Consultora Jurídica da FBAC (Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados), a qual representará a mesma, expondo os benefícios auferidos pelo método APAC na recuperação dos condenados.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS