O Ministério Público de Mato Grosso do Sul, através do Núcleo Criminal vinculado aos Centros de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais e do Controle Externo da Atividade Policial, realiza o evento “MP Fronteira – Novas estratégias de combate ao crime organizado” no Centro de Convenções Miguel Gomez, em Ponta Porã. A abertura oficial do evento aconteceu na noite desta quinta-feira (03/11).

A mesa da solenidade foi presidida pelo Procurador-Geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos e composta ainda pelo Procurador de Justiça, Marcos Antonio Martins Sottoriva, Corregedor-Geral do Ministério Público; pelo Procurador de Justiça, Helton Fonseca Bernardes, Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais e do Controle Externo da Atividade Policial; pelo Presidente da 5ª Subseção da OAB/MS em Ponta Porã, Luiz Renê Gonçalves do Amaral; pelo Membro do Tribunal de Apelação Penal Adolescente do Paraguai, Adela Brizuela Alvarenga; pelo Promotor de Justiça, Lindomar Tiago Rodrigues, Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP); pelo Procurador-Chefe da Procuradoria da República em Mato Grosso do Sul, Emerson Kalif Siqueira; e pelo Coronel Edimilson de Oliveira Ribeiro, Secretário Executivo do Gabinete de Gestão Integrada da Fronteira, representando José Carlos Barbosa, Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul.

Após a abertura solene, os trabalhos tiveram início com a palestra do Promotor de Justiça de São Paulo, Flávio Okamoto, sobre “O papel do Ministério Público no combate às organizações criminosas na fronteira”. Ele apresentou estudos de casos e sugestões para aprimorar em tecnologia, investimentos em pessoas e aparelhamento.

Já na manhã desta sexta-feira (04/11), o encontro teve continuidade com o Juiz do Paraguai Santiago Nuñes falando sobre “Os instrumentos processuais de combate ao crime organizado no Paraguai e os meios de compartilhamento de prova”.

Na sequência, o Major Plácido Garcia Travassos dos Santos da 4º Brigada da Cavalaria Mecanizada expôs o tema “O Sisfron no combate ao crime organizado”. Em seguida, o Procurador da República em Ponta Porã, Ricardo Pael Ardenghi, ministrou a palestra “A integração interinstitucional na fronteira”.

À tarde, a programação continua com o Delegado de Polícia João Alves (DEFRON), que vai falar sobre “O crime organizado na fronteira”.

Texto: Ana Paula Leite/jornalista Assecom MPMS

Fotos: Ana Carolina Vasquez/ jornalista Assecom MPMS