O Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG), em reunião realizada nesta sexta-feira (25/11) na sede do Ministério Público de São Paulo, recebeu o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, que apresentou o Plano Nacional de Segurança ao colegiado. Na saudação ao ministro, o presidente do CNPG, Rinaldo Reis Lima, procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Norte, enfatizou a importância da presença de Moraes na reunião organizada pelo PGJ de São Paulo, Gianpaolo Smanio, proporcionando assim aos membros do Ministério Público a possibilidade de contribuir com a iniciativa do governo federal que visa a reduzir os índices de criminalidade.

O Procurador-Geral do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, Paulo Cezar dos Passos que faz parte do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais, esteve presente à reunião com  ministro da Justiça, Alexandre de Moraes. Anteriormente, o CNPG já havia apresentado uma série de sugestões ao Ministério da Justiça, já que três procuradores-gerais têm assento em uma comissão que havia sido montada por Moraes para estabelecer uma política mais firme de combate à corrupção e à violência.

Em conversa com os jornalistas pouco antes do encontro com os PGJs, o ministro disse que a atuação do Ministério Público dos Estados é fundamental para atingir dois objetivos: o combate aos homicídios e também a violência de gênero, que vitima um grande número de mulheres no país.

Todos os procuradores-gerais estiveram em São Paulo ou enviaram representantes à reunião. O conselheiro Arnaldo Hossepian, do Conselho Nacional de Justiça, também participou do encontro, assim como o vice-presidente da Conamp, Victor Hugo Azevedo, e do presidente da APMP, Felipe Locke Cavalcanti.

Antes de tratar do Plano Nacional de Segurança, os membros trataram de temas de interesse institucional.

 

Texto e imagem: CNMP

Colaboração: Waléria leite Jornalista ASSECOM/MPMS