No último sábado (10/12), foi realizada uma festa para crianças e adolescentes indígenas, na Aldeia Bororó, em Dourados. Na ocasião, foi servido lanche, bem como proporcionado brincadeiras através de brinquedos que foram montados no local. As iniciativas são decorrentes do Projeto Natal Feliz, idealizado pelo Ministério Público Estadual, Vara da Infância e Juventude de Dourados (Projeto Padrinho) e GAAD Acolher - Grupo de Apoio à Adoção.

Aproximadamente 70 crianças e adolescentes que estão em acolhimento institucional em Dourados/MS, tendo sido proporcionadas diversas atividades, como recreação no parque de diversões, lanche, sorvete, cinema e a entrega de doces, acompanhados de um vale presente e um cartão personalizado.

Em Dourados, há quatro entidades de acolhimento, a saber: Iame, Lar Santa Rita, Ebenézer e Renascer, sendo que os menores são encaminhados conforme a faixa etária e gênero, sempre em decorrência de alguma grave violação de direitos, tal como violência sexual, maus-tratos e negligência por parte dos pais ou responsável. 

As entidades de acolhimento são não governamentais, com exceção do Lar Santa Rita, sendo que todas atravessam sérias dificuldades financeiras, de modo que as comemorações, tais quais as realizadas nesta data, são possíveis graças à solidariedade de padrinhos, pelo que não tiveram qualquer custo para os abrigos. A vulnerabilidade das famílias indígenas também é algo latente, de modo que a presente iniciativa, inédita em Dourados, proporcionou momentos marcantes na vida das famílias indígenas da Aldeia Bororó I.

Para a Promotora de Justiça da Infância e Juventude, Fabrícia Barbosa Lima, a ideia é que esses menores tenham boas recordações da infância e da adolescência, ensinando-lhes desde muito cedo valores que levarão consigo ao longo da vida.

O Ministério Público Estadual, Vara da Infância e Juventude e Grupo de Apoio à Adoção agradecem os padrinhos Shopping Avenida Center, Bobs, Chiquinho Sorvetes, Etiketá Uniformes e Rotary, bem como todos aqueles que adquiriram cotas, viabilizando a entrega dos vale-presentes aos acolhidos, registrando em favor de todos o reconhecimento pela ação de responsabilidade social e o agradecimento das crianças e adolescentes. Ao final, houve a chegada do Papai Noel, com o recebimento de sacolinhas com doces.

 

Texto e fotos: Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude – supervisão: Waléria leite Jornalista ASSECOM