O Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio do Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor (CAOCon), o Procurador de Justiça Aroldo José de Lima,  participou, nos dias 7 e 8 de novembro, em Manaus, do II Seminário Internacional de Liderança e Gerenciamento de Projetos (SILGP). O evento teve como principal objetivo discutir soluções para o transporte coletivo de Manaus.

Durante o evento, foram abordados temas referentes à implantação do sistema Bus Rapid Transit ( BRT) e a retirada do pagamento em dinheiro na catraca dos coletivos.

O Procurador de Justiça, Aroldo José de Lima, foi convidado para participar do evento uma vez que fez parte da implantação do plano de ação que retirou o pagamento em dinheiro, nas catracas dos coletivos de Campo Grande.

De acordo com Procurador de Justiça, a retirada do pagamento em dinheiro, na época, foi feita devido ao alto índice de violência. “Era uma média de dez assaltos por dia nos ônibus, inclusive com armas brancas e armas de fogo”, afirma.

Ele ainda explicou que, “antes que ocorresse uma fatalidade, tirando a vida de algum cidadão, o Ministério Público Estadual intercedeu realizando várias audiências públicas, convocando todos os setores responsáveis: público e privado, para que a população campo-grandense, que ainda não utilizava o bilhete eletrônico, passasse a utilizá-lo como melhor forma de segurança, uma vez que, dessa forma, não iria existir ‘caixa’ com dinheiro dentro do coletivo, o que mudou completamente a realidade”.

Por fim, o Procurador de Justiça, ressaltou que “atualmente, os resultados são satisfatórios, uma vez que, durante os quatro anos após a retirada das catracas, não houve nenhuma ocorrência relacionada a este ato de criminalidade”, avaliou.

Texto: Elizete Alves/ jornalista – Assecom MPMS