O Colégio de Procuradores de Justiça em sessão solene nesta sexta-feira (10/02) deu posse aos Promotores de Justiça Silasneiton Gonçalves, Alexandre Lima Raslan, e Sergio Fernando Raimundo Harfouche, nos cargos de Procuradores de Justiça.

A solenidade que foi presidida pelo Procurador-Geral de Justiça e Presidente do Colégio de Procuradores de Justiça Paulo Cezar dos Passos aconteceu no Auditório do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul (TJMS).

A mesa solene foi composta pelo Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja; pelo Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Júnior Mochi; pelo Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, Desembargador Divoncir Schreiner Maran; pelo deputado federal, Geraldo Resende Pereira; pelo Comandante do Comando Militar do Oeste, General de Exército Gerson Menandro Garcia de Freitas; pelo Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Mato Grosso do Sul, Mansour Elias Karmouche; e pelo Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público, Promotor de Justiça Lindomar Tiago Rodrigues.

A Sessão Solene foi realizada perante o Órgão Especial do Colégio de Procuradores. A Procuradora de Justiça e Secretária ad hoc do Colégio de Procuradores de Justiça, Ariadne de Fátima Cantú da Silva, fez a leitura dos Termos de Compromisso e de Posse.

Na ocasião, Aparecida Peres Lima Gonçalves, esposa do empossado, fez a entrega das vestes talares ao Procurador de Justiça Silasneiton Gonçalves e o conduziu ao seu assento no Colégio de Procuradores.

Logo após, Claudia Raslan, esposa do empossado, fez a entrega das vestes talares ao Procurador de Justiça Alexandre Lima Raslan conduzindo-o ao seu assento no Colégio de Procuradores.

Em seguida, Claudia Olivia Cesco Ribeiro Harfouche, esposa do empossado, fez a entrega das vestes talares ao Procurador de Justiça Sergio Fernando Raimundo Harfouche e o conduziu ao seu assento no Colégio de Procuradores.

O Procurador de Justiça Aroldo José de Lima fez a saudação aos empossados, em nome do Colégio de Procuradores de Justiça.

O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Mato Grosso do Sul, Mansour Elias Karmouche parabenizou os empossados e disse que os novos Procuradores de Justiça agregam forças ao Ministério Público. “A OAB/MS está à inteira disposição do Ministério Público para que juntos possamos fortalecer ainda mais os laços sempre buscando a evolução da cidadania”, reforçou.

Em seu discurso, o Procurador de Justiça Silasneiton Gonçalves disse que estava extremamente feliz por ser promovido ao honroso cargo de Procurador de Justiça e que pretende contribuir ainda mais com o Ministério Público. “Reafirmo meu compromisso com a construção de uma sociedade justa e igualitária”, enfatizou.

O Procurador de Justiça Alexandre Lima Raslan agradeceu a sua família e, principalmente, aos pais e aos avós por todo apoio que recebeu. Ele também fez um agradecimento especial aos Membros do Ministério Público e ressaltou a importância de se trabalhar em harmonia com as outras Instituições.

O Procurador de Justiça Sergio Fernando Raimundo Harfouche fez um agradecimento especial a sua família, a Deus, e, principalmente ao seu pai, pelo momento feliz que estava vivendo. “Meu pai é um modelo de homem e o meu espelho, muito obrigado”. Sobre o Ministério Público, Harfouche disse que sente muito orgulho de fazer parte da Instituição.

Ao encerrar a sessão solene o Procurador-Geral de Justiça Paulo Cezar dos Passos agradeceu a presença de todos e cumprimentou os empossados desejando muito sucesso nesta nova etapa do trabalho na Instituição. “Os colegas estão imbuídos de um mesmo ideal que é de construir uma sociedade melhor”, comemorou.

Para abrilhantar a solenidade a Banda do Comando Militar do Oeste, sob a regência do maestro Tenente Alberto Martins Franco executou o Hino Nacional e também houve a apresentação do Coral do TJMS.

Conselho

No último dia 13 de dezembro, durante a reunião do Conselho Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, os três novos Promotores de Justiça, foram promovidos ao cargo de Procurador de Justiça, pelos critérios de antiguidade e de merecimento.

Por unanimidade, o Conselho Superior, promoveu, pelo critério de antiguidade, o Promotor de Justiça Silasneiton Gonçalves, para a 21ª Procuradoria de Justiça Criminal, segunda instância.

Para a 22ª Procuradoria de Justiça Criminal, segunda instância, pelo critério de merecimento, foi promovido o Promotor de Justiça Alexandre Lima Raslan, que fez parte da lista tríplice junto com as Promotoras de Justiça Ana Lara Camargo de Castro, Assessora Especial do PGJ, e Filomena Aparecida Depolito Fluminhan, titular da 32ª Promotoria de Justiça da Capital.

E, por unanimidade dos votos, foi promovido, pelo critério de antiguidade, para a 23ª Procuradoria de Justiça Criminal, segunda instância, o Promotor de Justiça Sergio Fernando Raimundo Harfouche.

Texto: Ana Paula Leite da Silva/jornalista Assecom MPMS

Fotos: Ana Carolina Vasques/jornalista Assecom MPMS